Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Augusto Nunes

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ethan Edwards: ‘E nem temos um Castro Alves para amaldiçoar os novos negreiros’

O comentário de Ethan Edwards sobre o que aconteceu em Guaribas foi direto ao ponto, amigos. Ele falou por nós: Que tristeza, não dá nem vontade de comentar. Que maldição, meu Deus, se abateu sobre este país, onde todo sindicalista vira pelego, todo revolucionário vira funcionário público, todo jovem rebelde, quando envelhece, vira sócio de […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 31 jul 2020, 14h33 - Publicado em 13 ago 2010, 20h00

O comentário de Ethan Edwards sobre o que aconteceu em Guaribas foi direto ao ponto, amigos. Ele falou por nós:

Que tristeza, não dá nem vontade de comentar. Que maldição, meu Deus, se abateu sobre este país, onde todo sindicalista vira pelego, todo revolucionário vira funcionário público, todo jovem rebelde, quando envelhece, vira sócio de uma empreiteira amiga do governo? Por que nossos canalhas choram e recitam o nome da mãe enquanto saqueiam a população miserável? Por que esses que chegam, cheios de ambição, vorazes, não podem simplesmente dizer “quero ficar rico, quero me dar bem na vida” e têm sempre que mascarar sua cupidez com um discurso sobre a “justiça social”, a “fraternidade”, o “fim da exploração”? Por que nossos empresários não tentam, como se faz no mundo todo, enriquecer conquistando o mercado de outro empresários, mas preferem associar-se a seus rivais e, sob a proteção do Estado, saquear a população inerme?

Às vezes acho que as editoras deveriam parar de publicar tantos livros novos e apenas reeditar os que nunca envelhecem, até que todo brasileiro os conhecesse de cor: “Coronelismo, Enxada e Voto”, “Os Donos do Poder”, “O País dos Coitadinhos”, “Vidas Secas”, “Macunaíma”… No máximo, um ou outro novo, como “Gomorra”, para entendermos o PT, e “Honoráveis Bandidos”, para entendermos o que o PT se tornará. No rosto de dona Carmelita Rocha veem-se as marcas deixadas pelos “amigos do povo”. E nem ao menos temos um Castro Alves para amaldiçoar esses novos negreiros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.