As melhores fotos de VEJA do ano
Em 2017, colaboradores de VEJA produziram imagens impactantes de guerras, pobreza e protestos, mas também de temas mais amenos
Alguns dos mais talentosos fotojornalistas do Brasil são colaboradores regulares de VEJA. Abaixo está uma lista de algumas das melhores fotos produzidas originalmente para publicação na revista ao longo do ano. Esta seleção foi feita com a ajuda de Gilda Castral, Alexandre Reche e Ismael Canosa, da equipe de fotografia de VEJA.
- A batalha por Mossul, no Iraque, foi retratada para VEJA pelas lentes do premiado fotógrafo de guerra André Liohn. A cena abaixo é representativa do ocaso do grupo terrorista Estado Islâmico, que em 2017 perdeu terreno tanto no Iraque como na Síria. Um soldado iraquiano tira um selfie com um suspeito de pertencer ao grupo.
2. No início do ano, o Palácio do Planalto ensaiou elaborar para a primeira-dama Marcela Temer uma agenda carregada com o objetivo de alavancar a popularidade do governo. Não houve muito sucesso. A foto é de Cristiano Mariz.
3. Uma reportagem de capa mostrou toda a complexidade e os dilemas vividos por famílias com filhos autistas. A foto é de Jonne Roriz.
4. Outra reportagem especial de capa mostrou como vivem as famílias com filhos transgêneros menores de idade. Foto de Jonne Roriz.
5. Este foi o ano da espantosa ascensão de Jair Bolsonaro, tema abordado em pelo menos duas grandes reportagens de VEJA. Flagra de Jonne Roriz.
6. Os protestos contra o governo Nicolás Maduro na Venezuela foram brutalmente reprimidos, mas não deram em nada. VEJA esteve duas vezes no país para retratar o sofrimento do povo venezuelano. Foto do fotógrafo venezuelano Vladimir Marcano.
7. O aumento da pobreza no Brasil foi tema de reportagem especial, com fotos feitas por diversos fotógrafos em diferentes cidades. A incrível imagem abaixo é de Cristiano Mariz.
8. A alegria de Pabllo Vittar explodiu em 2017. Antes mesmo de atingir seu auge, foi tema de reportagem especial de VEJA, com foto de Lailson Santos.
9. A foto abaixo flagra o exato momento em que o senador Aécio Neves abandona o plenário do Senado ao saber do vazamento de áudios comprometedores ligando-o à lama da JBS. Mérito de Cristiano Mariz.
10. Também citado em delações e gravações, o presidente Michel Temer foi alvo de protestos, como o que ocorreu em maio, retratado abaixo na foto de Cristiano Mariz.