Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

A boa e velha reportagem

Por Diogo Schelp Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Uma seleção comentada do melhor do jornalismo mundial em vídeo, foto ou texto. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A fúria do vento e das águas

O impacto econômico da devastação causada pela tempestade tropical no Texas chega a 190 bilhões de dólares

Por Diogo Schelp Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 ago 2017, 17h30 - Publicado em 31 ago 2017, 17h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O furacão Harvey — que chegou à categoria 4, numa escala que vai até 5 — perdeu força após atingir o litoral americano no sul do Texas, na sexta-feira 25, tornando-se uma tempestade tropical. O estrago, porém, foi monumental. Choveu mais no estado em uma semana do que a média histórica de um ano inteiro. Inúmeras cidades ficaram debaixo d’água, inclusive Houston, a mais populosa, com 2,3 milhões de habitantes. Estima-se que o impacto econômico da devastação chegue a 190 bilhões de dólares, mais do que a soma dos custos dos furacões Katrina, em Nova Orleans, em 2005, e Sandy, em Nova York, em 2012.

    Em termos humanitários, o Harvey provocou 38 mortes até a quinta-feira 31, uma cifra alta mas muito distante das 1 833 do Katrina. Ainda assim, produziu imagens igualmente estarrecedoras, como a das pacientes idosas do asilo La Vita Bella (“A Vida Bela”, em italiano), em Dickinson, submersas na água turva da enchente enquanto esperavam, impassíveis, pelo resgate. É difícil dizer se a ajuda foi lenta ou a água é que subiu muito rápido: no início do dia, era suficiente apenas para molhar os pés das moradoras reunidas na sala de estar.

    A foto foi feita pela dona do asilo, Trudy Lampson, e postada nas redes sociais por seu genro. A aparente tranquilidade das senhoras se deve ao fato de que já estavam havia horas naquela situação deplorável, quase conformadas. No dia seguinte, todas elas foram fotografadas sãs, salvas e secas em um asilo a 16 quilômetros dali. O gato Bozo, essa mancha preta e branca no fundo da foto, está igualmente bem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.