Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

100 Loucos Anos

Por Fábio Altman Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Um século da aventura olímpica parisiense
Continua após publicidade

Episódio 6: Pã-pã-pã-pã-pã-pã, pã-pã-pã-pã-pã…

Se você não aguenta mais ouvir a trilha de Carruagens de Fogo, o premiado filme britânico, prepare-se para saber porque é bom voltar a aumentar o volume

Por Fábio Altman Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 ago 2024, 01h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um acontecimento de 1924…

    Se você chegou até aqui, a essa altura do campeonato, deve estar cansado de ouvir a trilha de abertura do premiadíssimo filme Carruagens de Fogo, de 1981. Está nos programas de televisão e rádio, nos podcasts, aqui mesmo em VEJA. O empolgante tema instrumental do grego Evángelos Odysséas Papathanassiu, o Vangelis, tocado nos créditos iniciais da fita, virou sinônimo de corrida – pã-pã-pã-pã-pã-pã, pã-pã-pã-pã-pã… Na abertura dos Jogos de 2012, em Londres, o impagável Mr. Bean fez troça com a peça, rindo de seu minimalismo transformado em lugar-comum. Mas justiça seja feita, porque agora em Paris vale, sim. O longa trata de um evento da Olimpíada de 1924 – cabe executar a toada, e cabe também neste blog. Carruagens de Fogo, enfim, é um drama, uma odisseia, em torno de dois personagens do esporte.

    O britânico Eric Liddell, ao descobrir que a final dos 100 metros rasos, sua prova predileta, cairia em um domingo, recusou-se a disputá-la, dado suas convicções religiosas presbiterianas. Mas participou dos 400 metros, com medalha de ouro e recorde olímpico que duraria doze anos. O conterrâneo Harold Abrahams, de formação judaica, vítima de antissemitismo mal dissimulado, é quem correria os 100 metros, com direito ao primeiro lugar no pódio. Uma dica: vale a pena assistir ou rever Carruagens de Fogo

    18th July 1924: Eric Liddell (1902 - 1945), winner of the 400 metres at the 1924 Paris Olympics, is paraded around Edinburgh University after his victory. He was known as the 'Flying Scotsman' and was immortalised in the film Chariots of Fire. (Photo by Firmin/Topical Press Agency/Hulton Archive/Getty Images)
    Eric Liddell celebrado nas ruas de Londres depois da medalha: coragem (Firmin/Topical Press Agency/Getty Images)
    English sprinter Harold Abrahams (1899-1978), winner of the Men's 100 yards event at the Amateur Athletics Association (AAA) Championships at Stamford Bridge stadium in London in June 1924. Harold Abrahams would go on to win the gold medal for Great Britain in the Men's 100 metres event at the 1924 Summer Olympics in Paris, France on 7th July. (Photo by Arthur. R. Coster/Topical Press Agency/Hulton Archive/Getty Images)
    Harold Abrahams: na luta contra o antissemitismo entre as duas guerras mundiais (Arthur. R. Coster/Getty Images)
    Continua após a publicidade

    … e um de agora

    Bem, os 100 metros serão neste domingo, e não há notícia, em 2024, de atleta que tenha alegado objeção de consciência para não entrar na pista, como fez Liddell. A mais clássica das provas vive um interregno depois do domínio de Usain Bolt em 2008, 2012 e 2016. Na Olimpíada de Tóquio, o vencedor foi o italiano Marcell Jacobs, uma surpresa. Agora em Paris busca-se o novo homem mais rápido do mundo, o herdeiro de Abrahams, lá em 1924. Quem? Uma boa aposta é o americano Noah Lyles, bronze nos 200 metros de 2021. Figura interessante, ele compra brigas como compraram Liddell e Abrahams há 100 anos. No fim de 2023, em meio a uma disputa internacional de atletismo, ele fez barulho ao questionar o modo como os campeões da NBA se autointitulam “campeões mundiais” ao vencerem o torneio da liga americana de basquete. “Campeão mundial do quê? Dos Estados Unidos? Não me interpretem mal, às vezes adoro os Estados Unidos, mas isso não é o mundo. Nós somos o mundo. Temos quase todos os países aqui lutando, prosperando, colocando sua bandeira para mostrar que estão representados. Não há bandeiras na NBA.” É briga que daria um filme. Pã-pã-pã-pã-pã-pã, pã-pã-pã-pã-pã…

    EUGENE, OREGON - JUNE 29: Gold medalist Noah Lyles poses with a miniature Eiffel Tower after winning the men's 200 meter final on Day Nine of the 2024 U.S. Olympic Team Track & Field Trials at Hayward Field on June 29, 2024 in Eugene, Oregon. (Photo by Christian Petersen/Getty Images)
    Noah Lyles: olho nele, mas tem de ser muito rápido, porque o homem dos 100 metros voa (Patrick Smith/Getty Images)

    No episódio de quarta-feira, 7 de agosto, a revolução de Coco Chanel que chegou até a Place de La Concorde de 2024

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.