Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Vídeo mostra raro disco giratório de gelo em rio dos EUA

Causado por um fenômeno natural incomum, o disco giratório foi gravado por um morador da cidade de Vestaburg, no Michigan

Por Da redação Atualizado em 11 jan 2017, 14h47 - Publicado em 11 jan 2017, 13h47

Já imaginou encontrar um enorme disco de gelo girando na superfície congelada de um rio? Essa foi a cena que um morador da cidade de Vestaburg, no Estado americano do Michigan, presenciou enquanto voltava do trabalho. Na última sexta-feira, Jason Robinson gravou um vídeo que mostra um perfeito círculo de gelo rodando ininterruptamente em Pine River, um dos rios da região.

  • “Eu vi coisas muito legais no meio do mato, coisas que você não espera ver”, disse Robinson em entrevista ao portal MLive.

    O misterioso evento faz parte de um fenômeno natural incomum que intrigou os cientistas durante anos. A explicação para esse fato foi divulgada em março de 2016 por pesquisadores da Universidade de Liége, na Bélgica, que publicaram um estudo detalhado no periódico Physical Review E.

    A equipe de cientistas reproduziu o fenômeno utilizando discos de gelo (congelados a partir de uma placa de Petri com uma pequena bola de níquel no centro) e um tanque de água parada com um ímã acima. A bola de níquel era suficiente para fazer com que o disco ficasse parado exatamente debaixo do ímã, permitindo que ele rodasse sem sair do lugar. Os pesquisadores observaram o círculo de gelo conforme ele derretia e perceberam que, mesmo sem poder se mover pelo tanque, o disco ainda girava.

    Com esse experimento, eles descobriram que a rotação do disco não estava ligada ao rio em si – e sim ao fluxo da água quando o rio começa a derreter. Segundo eles, conforme o gelo derretia, a água mais fria ia para o fundo do tanque, causando um pequeno redemoinho debaixo do centro do disco e fazendo ele girar.

    Veja o vídeo divulgado pelo MLive:

    Continua após a publicidade
    Publicidade