Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Vídeo da Nasa traz imagens incríveis do ciclo solar

Fotografias que geraram filmagem foram feitas ao longo de uma década

Por Sabrina Brito Atualizado em 1 jul 2020, 16h44 - Publicado em 1 jul 2020, 16h35

A Nasa, agência espacial norte-americana, publicou recentemente um vídeo com mais de 425 milhões de imagens de alta resolução do Sol. Organizadas cronologicamente, as fotografias, colocadas em sequência, formam uma filmagem de uma hora que representa um ciclo solar inteiro.

As fotos foram tiradas a cada hora, praticamente sem exceção, durante uma década. Elas foram feitas pela sonda não-tripulada Solar Dynamics Observatory, ou SDO, lançada em fevereiro de 2010.

Continua após a publicidade

Desde então, até junho de 2020, mais de 20 milhões de gigabytes de dados foram armazenados pela sonda, cujo objeto principal era fotografar o Sol. No vídeo, é possível ver a movimentação de planetas em torno do astro, além de explosões solares.

Continua após a publicidade

Cada segundo do vídeo, repleto de imagens marcantes, representa um dia de fotografias. Algumas das cenas, capturadas em diversos comprimentos de onda, permitem que se enxergue fenômenos belíssimos, como a corona do Sol (sua camada atmosférica mais externa, invisível a olho nu).

ASSINE VEJA

Wassef: ‘Fiz para proteger o presidente’
Wassef: ‘Fiz para proteger o presidente’ Leia nesta edição: entrevista exclusiva com o advogado que escondeu Fabrício Queiroz, a estabilização no número de mortes por Covid-19 no Brasil e os novos caminhos para a educação ()
Clique e Assine

Houve, contanto, algumas falhas na hora de fotografar. Em determinados momentos, a Terra ou a Lua, ao longo de sua órbita, bloquearam a visão da SDO. Além disso, houve uma ocasião em que um dos mecanismos da sonda quebrou e teve de ser consertado, o que levou uma semana. Consequentemente, alguns segundos dos vídeos apresentam telas negras, sem imagem alguma.

Continua após a publicidade

A ideia é que a sonda continue seu trabalho de observação do Sol até daqui a uma década, ou seja, 2030. Até lá, espera-se que mais muitos vídeos e fotos do astro em torno do qual a Terra gira sejam captados.

A filmagem está disponível neste link.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.