Tecnologia pode ajudar a eliminar efeitos colaterais de medicamentos

Inspirada em mecanismos utilizados por bactérias, técnica também pode ampliar possibilidades terapêuticas e viabilizar edição gênica

Por Luiz Paulo Souza
5 abr 2023, 12h51

Fazer com que medicamentos atuem apenas em órgãos específicos é um dos grandes desafios da ciência. Um estudo publicado na Nature aproxima essa tecnologia da realidade ao se inspirar em microrganismos para injetar proteínas diretamente dentro das células. A novidade também poderá ser útil para viabilizar terapias de edição gênica

Vírus e bactérias têm a capacidade de infectar espécies e órgãos específicos. Isso acontece porque eles têm receptores na sua superfície que conseguem reconhecer seus alvos preferidos. Após o reconhecimento, algumas dessas bactérias injetam proteínas nos seus hospedeiros utilizando seringas microscópicas, o que faz com que elas causem tantas reações.

Ao copiar esses mecanismos, os pesquisadores podem revolucionar a indústria farmacêutica. Hoje, da maneira como os medicamentos são administrados, eles se diluem no sangue e agem de maneira inespecífica em quase todo o corpo. Além disso, só funcionam se forem construídos com moléculas bem pequenas e quase nunca agem dentro das células.

Com a nova tecnologia, os medicamentos poderão atuar apenas nos tecidos de interesse e garantir uma maior eficácia em órgãos que contam com uma grande rede de proteção, como o cérebro. Além disso, por possibilitar a utilização de moléculas maiores, esse método aumenta consideravelmente o leque de possibilidades de novos tratamentos, como a edição gênica.

Atualmente, as pequenas seringas só foram utilizadas com algumas proteínas em células e camundongos de laboratório. O caminho até a utilização em humanos ainda será exaustivo, mas já permite sonhar com tratamentos revolucionários – e o melhor de tudo, sem efeitos colaterais.