Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

SpaceX vence concorrência bilionária da Nasa para viagem à Lua em 2024

Empresa de Elon Musk vai receber 2,9 bilhões de dólares da agência espacial americana e ainda deve fazer um voo de teste antes de embarcar astronautas

Por Da Redação Atualizado em 16 abr 2021, 18h42 - Publicado em 16 abr 2021, 18h35

A Nasa anunciou nesta sexta-feira, 16, que concedeu à empresa espacial privada SpaceX, do bilionário Elon Musk, um contrato de 2,9 bilhões de dólares para construir um foguete e levar astronautas à Lua já em 2024. A Blue Origin, de Jeff Bezos, e a empreiteira de defesa Dynetics Inc. perderam a concorrência.

A agência espacial americana fez o anúncio do contrato para a primeira viagem comercial à Lua, como parte do programa Artemis, em uma videoconferência. A Nasa disse que a sonda levará os dois astronautas americanos à superfície lunar.

“Devemos realizar o próximo voo o mais rápido possível”, disse Steve Jurczyk, administrador interino da Nasa. “Este é um momento incrível para se envolver na exploração humana, para toda a humanidade. Se eles atingirem suas metas, temos uma chance de voar em 2024”.

A Nasa disse que será necessário um voo de teste à Lua antes que os humanos embarquem na viagem. “Para podermos verificar todos os sistemas antes de nossa missão formal”, disse a jornalistas Lisa Watson-Morgan, funcionária da agência.

Continua após a publicidade
Publicidade