Planta carnívora descoberta no Brasil homenageia Stephen Hawking

Natural do Cerrado, a espécie possui o menor genoma (o menos alongado) já estudado entre os vegetais, além de apresentar o raro hábito do carnivorismo

Por Sabrina Brito 23 jan 2020, 17h30

Pesquisadores da Unesp, em Jaboticabal (SP), publicaram um artigo no periódico científico PLOS ONE em que revelam ter descoberto uma nova espécie de planta carnívora. O curioso: os cientistas denominaram a planta Genlisea hawkingii, em homenagem ao físico britânico Stephen Hawking, falecido em 2018. O tributo foi motivado pela inspiração que Hawking representou para muitas pessoas, fossem elas leigas ou cientistas.

A planta, natural do Cerrado, foi encontrada há cerca de dois anos na cidade de Delfinópolis, em Minas Gerais, e revelada no último dia 15. Até agora, esse foi o único local em que o vegetal foi visto, o que indica que a espécie está em situação de fragilidade: presente em poucos lugares (e nenhum deles faz parte de unidades de conservação), a planta pode ser extinta.

Deve-se levar em consideração também o fato de que o Cerrado está passando por um período de grande destruição, motivada sobretudo por questões econômicas ligadas à agricultura e à pecuária. Assim, as razões para se preocupar com a sobrevivência da Genlisea hawkingii são ainda mais urgentes.

Embora essa espécie tenha sido descoberta só agora, o gênero Genlisea é antigo conhecido da ciência. Sendo que os vegetais  dessa categoria costumam ser carnívoros — traço muito mais raro em plantas do que em animais. Além disso, eles possuem os genomas menos alongados já conhecidos dentre as plantas.

A pesquisa que originou o artigo publicado no dia 15 recebeu apoio da FAPESP.