Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pesquisadores descobrem que leões comiam humanos há 200 anos

Estudo está em curso há mais de três décadas

Por Duda Monteiro de Barros Atualizado em 29 out 2024, 16h38 - Publicado em 29 out 2024, 16h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em 1898, dois leões de Tsavo, no Quênia, atacaram um acampamento de trabalhadores ferroviários e causaram dezenas de mortes. Décadas depois, pesquisadores quenianos e estadunidenses analisaram os dentes dos leões e encontraram fragmentos de cabelo humano, confirmando que esses predadores incluíam pessoas em sua dieta. A análise de DNA mitocondrial revelou que os leões eram irmãos e caçavam presas diversas, como gnus e zebras, o que indica que a escassez de gado na região pode ter influenciado a preferência por carne humana devido à facilidade de captura e mastigação.

    Além de atacar humanos, os leões de Tsavo consumiam presas como gnus e zebras, conforme revelado pelo estudo, publicado na revista Current Biology. Curiosamente, a dieta não incluía búfalos, normalmente preferidos pelos leões da região. A razão pode ter sido uma epidemia de Rinderpest (doença viral altamente contagiosa), que devastou o gado local na época, obrigando os leões a buscar presas alternativas.

    Os cientistas também notaram que o estudo dos fragmentos de DNA, extraídos cuidadosamente dos dentes dos leões, permitiu analisar as presas consumidas ao longo do tempo, quase como se os restos preservados contassem uma história sobre a alimentação desses animais. Esse método, semelhante ao estudo de camadas geológicas, revelou adaptações dos leões às mudanças de ambiente, incluindo a redução de presas devido a doenças e a preferência por humanos como uma opção mais fácil. “Conseguimos até obter DNA de fragmentos menores que a unha do dedo mínimo”,afirmou Alida Flamingh,  pesquisadora da Universidade de Illinois Urbana-Campaing e autora principal do estudo.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.