Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Perus fazem ‘dança’ ao redor de gato morto e intrigam a internet

Cena foi registrada por morador de Boston. Biólogos explicam que animais estavam inspecionando a área – ou simplesmente seguindo um a cauda do outro

Um surpreendente vídeo de uma dúzia de perus andando em círculos ao redor do corpo de um gato atropelado percorreu as redes sociais na última semana, despertando a curiosidade dos usuários. As imagens foram gravadas por Jonathan Davis, morador de Boston, nos Estados Unidos, e postadas em sua conta no Twitter. O vídeo já foi compartilhado quase 100.000 vezes.

Apesar de parecer um pouco assustadora, a cena não tem relação com nenhum tipo de ritual relacionado à morte. É apenas a forma que os perus têm de “inspecionar” a área e garantir que ela é segura. “Eles estão só conferindo se [o gato] não é mais uma ameaça”, disse Mark Hatfield, biólogo do National Wild Turkey Federation, nos Estados Unidos, ao site americano Gizmodo. Ou seja, basicamente, essa é a forma que eles encontraram para garantir que o predador está morto sem precisar chegar perto demais.

Para especialistas, o curioso é que essas aves estão circulando o corpo de um gato, que normalmente não representaria uma ameaça potencial. E como perus não costumam comer animais mortos, é pouco plausível que estejam tentando alimentar-se dele. A explicação que alguns biólogos encontraram é que, provavelmente, eles estejam presos em um “círculo sem fim”, em que cada um segue a cauda que está à sua frente. “Não é incomum que eles entrem nessas danças em que perseguem uns aos outros”, disse Scott Gardner, especialista em perus no Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, nos Estados Unidos, ao site americano The Verge.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Oliver Kroos

    Perus muçulmanos girando ao redor da kaaba..

    Curtir

  2. marcos bueno lima

    Que ritual da morte o que, isso eh coisa de Deus.Muito lindo os bichinhos.

    Curtir

  3. Irineu Santana Souza

    Por causa do comportamento humano, toda a natureza clama por socorro.

    Curtir

  4. Claudio Stainer

    Fenômeno interessante! Animal não fica andando em roda por nada. Talvez foram amestrado para tal.

    Curtir

  5. Carlos Ferreira

    Foi no Peru isso?

    Curtir

  6. Roberto Guerra

    Se fosse no Brasil, como só encontramos perus no comércio, eles estariam girando numa TV de cachorro e a galera só apigorando.

    Curtir

  7. PAUNOMOLUSCO

    Que vídeo incrível, mas lamento a morte do felino 😦

    Curtir