Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Organização Meteorológica Mundial alerta para possível volta de El Niño

Antes disso, no entanto, é provável que tenhamos um curto período de condições climáticas neutras

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 mar 2023, 17h39 - Publicado em 2 mar 2023, 16h46

Fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, El Niño estava sumido nos últimos 3 anos. Em seu lugar, ocorreu La Niña, com efeito contrário, que refrescou os mesmos mares e trouxe temperaturas baixas e chuvas para boa parte do planeta. Porém, isso deve mudar. Um boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM), publicado nesta quinta-feira, 2, alertou que “o menino” pode voltar em breve.

Antes disso, no entanto, é provável que tenhamos um período de condições neutras, especialmente durante os meses de março a maio. As chances de desenvolvimento do El Niño são baixas no primeiro semestre: 15% no período de abril a junho. Mas aumentam gradualmente para 35% entre maio e julho. A longo prazo, as possibilidades são de 55%, no intervalo de junho a agosto. Mas esta última possibilidade é mais remota por causa da incerteza em torno das previsões climáticas.

“O primeiro La Niña triplo do século XXI está finalmente chegando ao fim”, disse o Secretário-Geral da OMM, Petteri Taalas. O efeito de resfriamento do La Niña freou temporariamente o aumento das temperaturas globais, mesmo que o período de oito anos tenha sido o mais quente já registrado. Se agora entrarmos em uma fase de El Niño, é provável que isso alimente outro pico climático mundial.”

El Niño e La Niña são fenômenos naturais. Mas estão ocorrendo em um contexto de mudança climática induzida pelo homem, que está aumentando as temperaturas globais, afetando os padrões sazonais de chuva e tornando nosso clima mais extremo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.