Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Nova missão buscará gelo em Marte

Empreitada tem como objetivo encontrar fontes de água no Planeta Vermelho que poderão ser usadas durante as missões humanas em Marte

Por Sabrina Brito 9 fev 2021, 12h37

Recentemente, as agências espaciais da Itália, do Canadá, do Japão e dos Estados Unidos anunciaram seus planos de desenvolver um mapeamento do gelo presente sob a superfície de Marte. Embora o Planeta Vermelho seja demasiado frio para que água possa existir em estado líquido na sua superfície, a presença de gelo pode ser importante para futuras missões humanas e até mesmo para estudos acerca da história de Marte.

A criação do mapa envolverá o lançamento de sondas que orbitarão o planeta para esquadrinhá-lo e detectar gelo em determinadas regiões marcianas. Essas sondas seriam capazes de armazenar informações como a localização, profundidade e abundância dos depósitos de gelo espalhados pelo Planeta Vermelho. A ideia inicial é de que a missão seja iniciada até 2026.

O gelo pode ser um recurso bastante útil para os primeiros astronautas a pousarem em Marte. Algumas das áreas em que ele pode ser aplicado são a agricultura, a mineração e a produção de combustível de foguete que trará esses pioneiros de volta para a Terra. Além disso, a análise do gelo pode ajudar cientistas a entenderem melhor alguns aspectos do passado do nosso planeta vizinho e até mesmo se aproximar da resposta para a tão famosa pergunta “Já existiu vida em Marte?”.

Outra possibilidade é a de que o mapeamento ajude os astronautas até mesmo a decidir exatamente onde pousar no Planeta Vermelho — afinal, não existe lugar melhor para viver do que perto de uma fonte de água.

 

Continua após a publicidade
Publicidade