Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Nasa divulga novas fotos de Ganimedes, lua de Júpiter

Anteriormente, a sonda Galileo passou pela mesma região em dezembro de 2000

Por Alessandro Giannini Atualizado em 9 jun 2021, 18h21 - Publicado em 9 jun 2021, 18h20

O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa divulgou novas imagens de Ganimedes, a gigantesca lua de Júpiter, feitas pela missão Juno. Elas mostram a superfície do satélite em detalhes, incluindo crateras e o lado escuro. Anteriormente, a sonda Galileo passou pela mesma região em dezembro de 2000.

Uma das imagens foi feita pela JunoCam, a câmera principal da sonda, obtida por meio de um filtro verde. Nos próximos dias, novas imagens, usando filtros vermelho e azul, serão obtidas, permitindo que mais tarde se componha um retrato colorido da lua. A outra imagem foi feita pela Unidade de Referência Estelar, que pode operar com pouca luz e obteve uma visão clara do lado noturno de Ganimedes.

Espera-se que o encontro da espaçonave movida a energia solar com a lua de Júpiter produza novas informações sobre sua composição, ionosfera, magnetosfera e camada de gelo, ao mesmo tempo que fornece medições do ambiente de radiação que beneficiarão futuras missões ao sistema de Júpiter.

Ganimedes - lado escuro
O lado escuro de Ganimedes, numa imagem feita pela sonda Juno – NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Divulgação

“É o mais próximo que uma espaçonave chegou desta lua gigantesca em uma geração”, disse Scott Bolton, pesquisador chefe da missão, do Southwest Research Institute, em San Antonio, nos Estados Unidos. “Vamos levar tempo antes de tirar qualquer conclusão científica, mas até então podemos simplesmente maravilhar-nos com esta maravilha celestial.”

Ganimedes tem diâmetro de 5.268 quilômetros, o que a torna maior que Mercúrio em volume. O satélite também é o único de sua categoria a ter um campo magnético próprio. Sua superfície gelada é composta, em grande parte, de sílica e água. Estima-se que nem todos os oceanos da Terra combinados superariam o volume de água existente na lua de Júpiter.

Continua após a publicidade
Publicidade