Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Nasa anuncia missão tripulada para Lua em 2024

A tripulação de quatro astronautas será anunciada ainda este ano.

Por Marília Monitchele
Atualizado em 8 mar 2023, 18h47 - Publicado em 8 mar 2023, 18h46

Após um voo de teste não tripulado bem-sucedido,  a Nasa está a caminho de lançar uma missão tripulada ao redor da Lua em novembro do próximo ano.  A agência espacial americana atualizou o programa Artemis, que quer retomar o programa lunar, parado desde as missões históricas da Apollo, que terminaram em 1972.

A Nasa revelou que, como a cápsula Orion sobreviveu à reentrada na Terra sem sofrer grandes danos, a etapa seguinte está prevista para novembro de 2024. A tripulação de quatro astronautas será anunciada ainda este ano. A agência acredita que com base no que aprenderam com o voo no Artemis I, nada impede o sucesso da segunda missão.

A confiança tem base concreta. A missão Artemis I foi considerada um sucesso e, com um custo de 4 bilhões de dólares, o SLS é o foguete mais poderoso já lançado em uma missão espacial. A cápsula Orion completou mais de 161 objetivos de teste, dos quais 20 foram adicionados durante o voo devido ao seu desempenho excepcional. O módulo de serviço, que foi construído na Europa, demonstrou um potencial energético acima da média, gerando 20% mais de energia e consumindo 25% menos do que o previsto inicialmente.

Para a preparação da missão Artemis II, a Nasa está analisando os dados levantados na fase anterior. “Estamos aprendendo o máximo que podemos com o Artemis I para garantir que entendemos completamente todos os aspectos de nossos sistemas e aplicar essas lições aprendidas em como planejamos e voamos em missões tripuladas”, explicou Jim Free, administrador associado da NASA para o Exploration Systems Development Mission Directorate, em um comunicado . “A tripulação de voo segura é nossa principal prioridade para o Artemis II.”

Caso a segunda missão repita o sucesso da primeira, é possível que vejamos seres humanos no Polo Sul da superfície lunar em novembro de 2025, já que a meta da agência espacial é manter um intervalo de um ano entre as missões.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.