Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

‘Mulheres da Nasa’: LEGO homenageia cientistas e astronautas

Nova coleção, que retrata grandes personalidades femininas, como Nancy G. Roman e Mae Jemison, deve ser lançada em 1º de novembro

Por Da redação Atualizado em 19 out 2017, 10h28 - Publicado em 18 out 2017, 16h14

A empresa de brinquedos LEGO publicou nesta quarta-feira fotos de sua nova coleção de figuras de ação inspiradas em quatro importantes nomes femininos da Nasa. A novidade, batizada de “Mulheres da Nasa”, homenageia cientistas e astronautas e deve estar disponível nas lojas dos Estados Unidos em 1º de novembro.

“É disso que STEM [sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática] se trata!”, escreveu a empresa no Twitter. “Conheça as mulheres pioneiras da Nasa em sua versão LEGO.” Muitos usuários reagiram à publicação positivamente, parabenizando a empresa por dar visibilidade a mulheres que desemprenharam papéis importantes nas últimas descobertas espaciais e que são pouco conhecidas pelo público em geral. Porém, alguns usuários questionaram se a coleção não deveria homenagear homens também.

  • A ideia de fazer as figuras de ação já havia sido anunciada pela empresa no início de 2017, mas só agora divulgaram imagens e uma data para o lançamento. Entre as homenageadas estão Nancy Grace Roman, cientista que trabalhou na construção do telescópio espacial Hubble, um dos mais modernos disponíveis atualmente; Margaret Hamilton, que liderou o desenvolvimento do software usado na missão Apollo 11, que aterrissou na Lua em 1969; Sally Ride, a primeira mulher americana a ir para o espaço; e Mae Jemison, a primeira mulher negra a ir para o espaço.

  • O conjunto original concebido pela empresa também incluía a famosa matemática Katherine Johnson, mas, em uma declaração ao The Verge, a empresa disse que “para que possamos avançar com um parceiro, precisamos obter aprovação de todas as pessoas-chave, o que não foi possível neste caso. Naturalmente, respeitamos plenamente esta decisão.”

    A coleção custará 24,99 dólares (79 reais) nos Estados Unidos e terá 231 peças.

    Continua após a publicidade
    Publicidade