Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mais um mistério? As espantosas bolhas de plasma na pirâmide de Gisé

Fenômeno foi descoberto por cientistas chineses no monumento no Egito. Ainda não se sabe exatamente como podem afetar o planeta

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 set 2024, 20h33 - Publicado em 22 set 2024, 16h43

Fontes inesgotáveis de curiosidades, as pirâmides do Egito não param de surpreender e dar trabalho aos cientistas. A última descoberta, de pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, revela misteriosas bolhas de plasma que surgiram sobre a pirâmide de Gisé, a mais famosa entre os antigos e complexos monumentos.

Os resultados estão descritos em um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters, mas ainda não se sabe exatamente o porquê do fenômeno. Embora a formação de bolhas equatoriais não seja incomum na região, é a primeira vez que elas aparecem em torno da pirâmide.

Impacto na comunicação

Os pesquisadores também tentam descobrir qual impacto poderá causar na Terra, outra incógnita que embora os tenha deixado bastante intrigados, necessita de mais estudos.

Continua após a publicidade

Por enquanto, acredita-se que de alguma forma, as bolhas de plasma, bolsas quentes de gás superaquecido que se formam em baixas latitudes, normalmente após o pôr do sol, possam afetar algo relacionado à comunicação do planeta no futuro.

Para identificar as bolhas, os cientistas chineses usaram um radar ionosférico de longo alcance e de baixa latitude, chamado de LARID – tecnologia de ponta, que a 8 mil quilômetros de distância, desvendou o fenômeno acima da pirâmide de Gisé.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.