Kriptonita? Mineral semelhante ao das histórias do Superman tem ‘poderes’ no mundo real
Apesar da ausência da cor verde dos quadrinhos e filmes, a descoberta tem potencial de ajudar na transição energética sustentável

Um mineral encontrado na Sérvia é um novo personagem no cenário da transição energética limpa, e de quebra é uma versão da kriptonita fora dos quadrinhos e filmes. Em um mundo sem Superman, a jadarita tem outros ‘poderes’, ao invés de enfraquecer aqueles de Krypton. Com composição química idêntica a pedra esverdeada das HQs, o mineral tem grande potencial de ser uma solução para o uso de combustíveis fósseis.
Descoberta no Vale de Jadar, no país europeu, a jadarita foi encontrada pela primeira vez em 2004, e oficialmente reconhecida como um mineral, com composição química definida, dois anos depois, após análises do Museu de História Natural de Londres e do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá. Sem a típica cor verde da kriptonita, o mineral se assemelha pela sua composição de hidróxido de silicato de sódio, lítio e boro, a mesma escrita em uma cápsula contendo a versão fictícia roubada pelo personagem Lex Luthor de um museu no filme Superman Returns.
Longe das mãos do vilão de Metrópolis, a jadarita ganha potencial heróico. “Embora não possua nenhum poder sobrenatural, a jadarita real tem grande potencial como uma importante fonte de lítio e boro”, afirma Michael Page, um cientista da Organização de Ciência e Tecnologia Nuclear da Austrália (ANSTO). “Na verdade, o depósito de Jadar, onde ela foi descoberta pela primeira vez, é considerado um dos maiores depósitos de lítio do mundo, tornando-se um potencial divisor de águas para a transição global para a energia verde.”
Ambos os elementos são importantes na transição energética rumo a fontes mais limpas e a diminuição das emissões de carbono. O boro é utilizado em células fotovoltaicas de painéis solares e armazenamento de hidrogênio para sistemas e veículos movidos a hidrogênio. O lítio também é de suma importância na indústria automobilística que utiliza baterias de íon-lítio para alimentar carros elétricos.