PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

James Webb capta imagem da galáxia Roda de Carro

Localizada a cerca de 500 milhões de anos-luz, tem essa forma como resultado de uma colisão em alta velocidade há 400 milhões de anos

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 ago 2022, 20h37

A galáxia em formato de anel vista na nova imagem do Telescópio Espacial James Webb divulgada nesta terça-feira, 2, é uma raridade. Localizada a cerca de 500 milhões de anos-luz de distância, na constelação do Escultor, a Roda de Carro tem essa forma como resultado de uma colisão em alta velocidade entre uma grande galáxia espiral e uma galáxia menor não visível nesta imagem divulgada pela Nasa e as agências espaciais europeia (ESA) e canadense (CSA).

A Roda de Carro não apenas manteve muito de seu caráter espiral, mas também experimentou grandes mudanças em toda a sua estrutura. É possível identificar estrelas individuais e regiões de formação de estrelas dentro dela. O núcleo brilhante abriga um buraco negro supermassivo cercado por uma grande quantidade de gás e de poeira quente.

As áreas mais brilhantes hospedam populações de estrelas mais velhas, enquanto o anel externo, que se expandiu por cerca de 440 milhões de anos, é dominado pela formação de novas estrelas e supernovas. À medida que este anel se expande, ele penetra no gás circundante e desencadeia a formação de estrelas.

Outros telescópios, como o Hubble, já examinaram a Roda de Carro. O Webb, com sua capacidade de detectar luz infravermelha, agora revela novos aspectos dela. A Near-Infrared Camera (NIRCam), principal gerador de imagens do Webb, enxerga na faixa do infravermelho. Nesta imagem, os dados do NIRCam são coloridos em azul, laranja e amarelo. A galáxia exibe muitos pontos azuis individuais, que são estrelas individuais ou bolsões de formação estelar.

Captar detalhes mais sutis sobre a poeira que habita a galáxia, no entanto, requer o Mid-Infrared Instrument (MIRI) da Webb. Os dados MIRI são coloridos em vermelho nesta imagem. Revelam regiões dentro da Roda de Carroça ricas em hidrocarbonetos e outros compostos químicos, bem como poeira de sílica, como grande parte da poeira da Terra.

As observações do Webb mostram que a Roda de Carro está em um estágio muito transitório. A galáxia, que presumivelmente era uma espiral normal como a Via Láctea antes da colisão, continuará a se transformar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.