Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Gene comum em plantas é detectado em inseto

Descoberta surpreendente pode ter impacto no controle de pestes

Por Sabrina Brito 30 mar 2021, 15h12

Um estudo publicado no último dia 25 no periódico científico Cell apresenta o primeiro exemplo de transferência genética natural entre uma planta e um inseto. Trata-se da espécie Bemisia tabaci, mais conhecida como mosca-branca, que frequentemente se alimenta de safras e colheitas.

De acordo com a pesquisa, esse novo gene adquirido pelo inseto pode torná-lo invulnerável a uma toxina produzida por alguns vegetais justamente para se proteger contra esses animais. Inibir sua ação, portanto, pode significar expô-las a essa toxina e diminuir a quantidade de moscas na lavoura.

Moscas-brancas estão entre as pestes mais destrutivas para plantas encontradas pelo mundo. Elas sugam seiva de centenas de tipos de vegetais e excretam sobre eles uma substância propícia para o desenvolvimento de mofo. Além disso, são vetores de mais de cem vírus patógenos, do ponto de vista das plantas.

Portanto, descobrir formas de impedir a ação do gene que protege as moscas-brancas da toxina vegetal pode resultar em uma revolução no combate a essas pestes.