Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gatos gostam mais de humanos do que de comida, revela estudo

De acordo com pesquisadores americanos, a companhia de humanos é a preferida dos felinos, seguida por comida, brinquedos e aromas estimulantes

Gatos gostam mesmo de seus donos – e preferem os companheiros humanos a comida ou brinquedos. A conclusão, de um estudo publicado recentemente no periódico Behavioral Processes, traz indícios científicos para a intuição humana de que, em geral, os gatos podem ter relações fortes com seus donos (e não apenas com a casa ou alimentos).

“Apesar de existir uma clara variabilidade individual na preferência dos gatos, a interação social com os humanos é a categoria de estímulo preferida para a maioria dos gatos, seguida pela comida”, afirmam os autores no estudo.

Gatos gostam mais de humanos

Para chegar a esse resultado, pesquisadores dos departamentos de psicologia e de ciências animais da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, examinaram a reação de cinquenta desses animais a quatro tipos de estímulo: comida, brinquedos, aromas (um pano com um cheiro que o animal gosta) e humanos (uma pessoa sentada). Os animais foram isolados por algumas horas de qualquer estímulo e, em seguida, colocados em uma sala em que precisavam escolher uma das quatro opções. Os gatos preferiam o humano em metade dos casos, enquanto a comida foi escolhida por 37% dos animais, segundo o estudo.

“Ainda é uma crença comum que os gatos não são especialmente sociáveis ou treináveis. Isso pode ser devido, em parte, a uma falta de conhecimento dos estímulos que os gatos preferem e, portanto, têm mais motivação para buscar”, afirmam os cientistas no estudo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    M a r a v i l h a!
    , essa ‘descoberta’ da Ciência do 1º_mundo : enfim, 1 bicho que ‘gosta’ de humanoide!
    — Ainda Q De_BRINCADEIRA, né-NãO?
    Mas isto, oxalá! — até Q os Bichanos não reconsiderem tamanha ousadia, haja vista Q os primatas em geral não estão aí para brincadeira, Darwin explica.

    Curtir

  2. Carlos Ebert

    Certamente estavam bem alimentados quando fizeram essa escolha. Duvido que famintos prefiram a companhia de humanos a comida. Ciência para petlovers…

    Curtir

  3. Vilma Batista

    Humanos, sempre querendo se enganar…

    Curtir

  4. neusa de oliveira

    Isso é verdade. Tive mais de 50 gatos, agora os últimos são 3 e eles sempre foram meus bebês, sempre se aconchegando, sentindo o meu cheiro, reconhecendo minha voz quando feliz, qdo nervosa, quando ralhando com eles. ADORO ANIMAIS são mais nossos amigos que os humanos.

    Curtir

  5. Eu já prefiro dinheiro e comida do que os hum…………..

    Curtir

  6. Mauricio Reppetto

    Vocês tem absoluta certeza de que a imagem que abre esta notícia é de um gato doméstico???? Não sei não, mas ao fita-la tenho a impressão de estar vendo um alien…

    Curtir

  7. Miguel Dias Gonçalves

    Concordo com essa tese, minha “Gata” é assim

    Curtir