Fóssil quase completo de mamute é encontrado
Animal de cem mil anos e mais de três metros de altura foi encontrado em um lago russo

Restos de um mamute macho de mais de 10 mil anos de idade foram encontrados no fundo de um lago na Sibéria. A retirada do fóssil, que inclui amostras de pele, tendões e excrementos, levou cerca de cinco dias. Aproximadamente 90% do animal foi recuperado.
De acordo com os cientistas envolvidos na descoberta, a estimativa é de que o mamute, provavelmente um macho, tivesse entre 15 e 20 anos quando morreu. Além disso, sua altura é estipulada em cerca de três metros.
Embora muitas amostras de pele e outros tecidos tenham sido preservadas ao longo do tempo, os ossos do animal estavam fora da ordem anatômica debaixo d’água, o que dificultou a montagem do esqueleto. Um dos achados mais interessantes foi o de resquícios de excremento do mamute, os quais os pesquisadores podem examinar com o intuito de entender a dieta do animal.
Esse tipo de descoberta tem se tornado cada vez mais comum, graças ao aquecimento global. Com o aumento da temperatura na Sibéria e no resto do Ártico, algumas regiões anteriormente congeladas têm sido cada vez mais acessíveis para arqueólogos, revelando animais e plantas verdadeiramente presas no tempo, muito bem preservados.