Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estudo revela subrepresentatividade de minorias na publicidade

Levantamento realizado duas vezes ao ano revelou que a igualdade está longe do alcance no meio da propaganda

Por Sabrina Brito Atualizado em 16 dez 2020, 14h45 - Publicado em 16 dez 2020, 14h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma nova pesquisa desenvolvida pela ONU Mulheres e pela empresa Heads Propaganda destacou que a representatividade no meio da propaganda está longe do ideal. O levantamento se baseou na análise de comerciais e posts em redes sociais publicados no começo do ano.

    Publicidade

    Uma das constatações do estudo foi a de que as mulheres que mais aparecem nessas peças publicitárias são brancas, jovens, magras, com curvas, cabelos lisos e castanhos. Já os homens costumam ser brancos, fortes, musculosos e com cabelos também lisos e castanhos. Essas caracterizações estão presentes em mais de 60% das peças, seja na TV ou no Facebook, indicando que o padrão de beleza não mudou ao longo dos últimos meses.

    Publicidade

    Além disso, a presença de mulheres negras na televisão cresceu 5% desde a última pesquisa, mas ainda não ultrapassa o pico registrado em 2018 de 25%. Homens e mulheres negros aparecem mais como coadjuvantes, enquanto as moças de pele branca são 74% das protagonistas.

    Outra descoberta foi a de que 33% do conteúdo analisado apresentou uma posição neutra, sem apostar no empoderamento ou na estereotipização. De acordo com o levantamento, tratam-se de oportunidades perdidas de evoluir para um cenário mais representativo e igualitário.

    Ainda segundo o estudo, foi observada a marginalização de muitos grupos no ramo da publicidade. Os mais velhos têm apenas 12% de representatividade (quase sempre com pessoas brancas), os LGBTQIA+ têm somente 1,3% e as pessoas com deficiência, 0,8%.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.