Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Estudo revela qual é o tamanho ‘normal’ do pênis

Após revisar 17 pesquisas com mais de 15 000 homens, pesquisadores concluíram que a média de comprimento do pênis ereto é de 13,12 centímetros

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h06 - Publicado em 3 mar 2015, 21h54

Pesquisadores fizeram a revisão de dezessete estudos, realizados com 15 521 homens, para descobrir o que é considerado normal para o comprimento e circunferência do pênis. Intitulado “Eu sou normal?”, o estudo foi publicado nesta terça-feira no periódico BJU International.

O psiquiatra David Veale, pesquisador do King’s College de Londres, e colegas se propuseram a criar um nomograma – representação gráfica parecida com a utilizada para avaliar as curvas de crescimento das crianças – das medidas do pênis em todas as idades e etnias.

Os resultados revelaram que o comprimento médio de um pênis flácido é 9,16 centímetros, e o de um pênis flácido esticado, 13,24 centímetros. No órgão ereto, a média foi de 13,12 centímetros. Já a circunferência média do pênis flácido foi de 9,31 centímetros e ereto de 11,66 centímetros.

Leia também:

Tamanho do pênis é, sim, importante para as mulheres, diz estudo

​Perda de genes explica cérebro maior e pênis sem espinhos

“Acreditamos que estes gráficos ajudarão os médicos a tranquilizarem a maioria dos homens de que o tamanho do seu pênis está na faixa normal”, afirmou Veale. Muitos homens preocupados com o tamanho do órgão sofrem de “ansiedade do pênis pequeno”. Em alguns casos, eles podem desenvolver transtorno dismórfico corporal (TDC), distúrbio psicológico que leva a um comportamento obsessivo e antissocial, depressão e até suicídio.

A equipe não encontrou nenhuma evidência de diferenças de tamanho do pênis ligadas à etnia. Os estudiosos ressaltam, porém, que a maioria dos participantes era da Europa e do Oriente Médio. Também não foi observada uma correlação entre o tamanho do pé dos homens e o comprimento do pênis.

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade