Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Estudo: Quase 40% da água potável no Brasil é desperdiçada

Volume é equivalente ao consumido por 63 milhões de brasileiros em um ano

Por Sabrina Brito Atualizado em 31 Maio 2021, 14h54 - Publicado em 31 Maio 2021, 14h45

Um levantamento inédito do Instituto Trata Brasil, realizado com base em dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2019, revelou que 39,2% de toda a água potável captada é desperdiçada no Brasil. Assim, o volume de água que não chega à residência dos brasileiros equivale ao que é consumido por mais de 63 milhões de pessoas em um ano.

O índice de perda de água no país vem piorando desde 2015, quando o percentual de água tratada desperdiçada era de 36,7%. A região com as maiores perdas é o Norte, com Amapá, Amazonas e Roraima no topo da lista.

Em comparação com outros noves países da América Latina, o Brasil ocupa a quinta posição em relação ao desperdício de água potável. O melhor colocado é o Chile.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, se o país conseguisse reduzir as perdas de água, poderia haver um benefício financeiro de mais de 27 milhões de reais até o ano de 2034. Para isso, seria preciso investir na eficiência do saneamento, comprar materiais de qualidade para aplicar nas redes de água e combater com mais eficácia os furtos de água.

Continua após a publicidade
Publicidade