Estudo prova que cachorros detectam doenças em frutas
Método que usa olfato dos animais pode ser o mais eficaz em combater comum infecção que afeta plantações

De acordo com um estudo publicado na segunda-feira (3) no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, a melhor solução para uma das doenças mais comuns em frutas cítricas é a ação de cães farejadores. A pesquisa foi organizada pelo Departamento de Agricultura dos EUA.
A doença, conhecida como greening, faz com que as folhas de limões, laranjas e tangerinas fiquem amareladas e frágeis, podendo se espalhar por todo um pomar. Ela é transmitida por insetos, que carregam as bactérias causadoras da doença.
Até agora, a melhor saída para frutas com greening é a eliminação das árvores doentes antes que a bactéria seja disseminada pela plantação. A identificação rápida da doença é muito importante, uma vez que plantas infectadas podem dispersar as bactérias, sem apresentar sintomas visíveis ao olho humano.
No entanto, segundo o novo estudo, o Departamento de Agricultura descobriu que treinar cachorros para farejar a presença da bactéria causadora do greening pode ser um método mais eficaz. Quando testada em mais de mil árvores, a ideia teve 99% de sucesso.
Até agora, 19 cães foram treinados para esse fim. Os animais foram enviados à Califórnia e à Flórida, onde a doença causou uma queda de 70% nas laranjas cultivadas para virar suco e no mercado de frutas frescas, para ajudar nas plantações. Vale lembrar do impacto econômico dessas plantações: em 2006, a Flórida fornecia 67% das frutas cítricas cultivadas nos Estados Unidos.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)