Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Escolhida a primeira astronauta árabe da história

Nora Al Matrooshi foi selecionada para o programa espacial dos Emirados Árabes Unidos em parceria com a Nasa

Por Sergio Figueiredo 12 abr 2021, 08h50

O programa espacial dos Emirados Árabes Unidos deixou de ser uma promessa futura para se tornar uma realidade presente: em fevereiro deste ano, a sonda Al Amal (em inglês Hope, em português Esperança) alcançou a órbita de Marte, na mesma época da chegada das naves americana e chinesa, um feito impressionante para uma nação que, até cinco anos atrás, tinha presença irrelevante no campo aeroespacial.

Agora, os Emirados Árabes acabam de anunciar que uma mulher (a primeira na história da cultura árabe) foi escolhida para integrar o próximo grupo de astronautas que será treinado pela Nasa e, provavelmente, participará de missões na Estação Espacial Internacional.

A eleita é Nora Al Matrooshi, engenheira mecânica de 27 anos. Ela foi selecionada entre mais de 4 mil candidatos no centro espacial Mohammed Bin Rashid, estabelecido em Dubai. Após intensivas provas de capacidade física, mental, acadêmica e técnica, Nora foi escolhida para se juntar a outros três profissionais dos Emirados Árabes que receberam ou irão receber treinamento específico da Nasa. 

O país da Península Arábica, união de sete emirados do Golfo Persa, tem buscado diversificar sua economia, demasiadamente dependente do petróleo, investindo em programas tecnológicos diferenciados, incluindo a exploração espacial.

 

Continua após a publicidade
Publicidade