Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dormir ajuda a manter a integridade do DNA, aponta pesquisa

De acordo com cientistas, material genético encontrado nos neurônios de peixes é consertado durante o sono

Por Sabrina Brito 10 mar 2019, 13h04

Um estudo publicado no periódico científico Nature Communications desvendou uma nova função do sono: reparar pedaços fragmentados de DNA. Esse é apenas o mais recentemente descoberto entre os muitos benefícios que obtemos ao dormir, como a fixação de aprendizados e de memórias.

Para conduzir a pesquisa, os profissionais, liderados por Lior Appelbaum, da israelense Universidade Bar-Ilan, analisaram os organismos de peixes-zebra. Os pesquisadores implantaram marcadores químicos coloridos nos neurônios dos animais. Com a ajuda de um microscópio potente, assim puderam observar através da derme transparente desses peixes.

Ao longo do dia, trechos de DNA quebrados se acumularam nos neurônios – processo biológico comum, que faz parte do metabolismo. No entanto, quando os peixes-zebra adormeciam, o nível de dano ao DNA no sistema nervoso caía drasticamente. De acordo com os cientistas, isso se deve ao fato de que, enquanto os animais repousavam, seus corpos reparavam o material genético fragmentado.

Continua após a publicidade

Enquanto os peixes estavam acordados, o trabalho de reparar o DNA existia, mas os danos ocorriam em ritmo muito superior ao do conserto. Durante o sono, por outro lado, a restauração conseguia compensar a quebra de material.

“Quando estamos muito cansados, nossos neurônios acumulam tamanho estrago que dão um sinal ao cérebro para ir dormir e consertar o que foi feito, evitando possíveis riscos”, afirma Appelbaum.

O próximo passo para os cientistas é conduzir o mesmo tipo de pesquisa em ratos. Assim querem conferir se os resultados encontrados podem mesmo se aplicar a mamíferos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.