Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cor da pele não define raça, aponta pesquisa com DNA

Estudo conclui que os mesmos genes relacionados à pigmentação da pele estão presentes em brancos e negros, provando que só há uma 'raça' — a humana

Não deixa de ser surpreendente que, em pleno século XXI, a cor da pele siga representando o que muitos consideram as diferentes “raças” — um conceito que dá margem às ondas de racismo que explodem de vez em quando. As teorias da genética há muito se empenham em contestar a ideia de que a cor da pele equivale à diferença racial, mas até agora não havia uma prova cabal. No último dia 12 de outubro, no entanto, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA) divulgaram, na prestigiada revista científica Science, constatações que finalmente ratificam as teses dos geneticistas modernos.

Ao analisarem o genoma de 1 570 africanos, cruzando-o com dados coletados de grupos europeus, os estudiosos concluíram que ambos os povos, o africano e o europeu, compartilham traços do DNA que tanto podem deixar a pele mais clara como mais escura. Em outras palavras, existem indivíduos de etnia branca com genes que tornam a cútis um pouco escura, e vice-versa. Além disso, esses genes teriam surgido na África há 900.000 anos, centenas de milênios antes de nossos antepassados mais próximos aparecerem por lá. Assim, prova-se, cientificamente, que pertencemos todos, negros e brancos, a uma mesma “raça”.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcos Silvério

    Com esta reportagem, talvez acabe esta bobagem de racismo que muitos propagam e se falem para ofender as pessoas por causa de sua cor.

    Curtir

  2. Alguém que me explique melhor: Se Eslavo, Hutu, Mongol, Ameríndio ou Maori, são todos a mesma raça, poderíamos afirmar que um Labrador, Galgo, Dálmata, Pitbull ou Shitzu também são a mesma raça? (Por favor, ninguém tá dizendo que uma é melhor que a outra)

    Curtir

  3. Quem tem raça é animal. Conversinha esquerdista.

    Curtir

  4. KKKKKKKKKKKK POVO BURRO DESCOBRIRAM O QUE TODOS JA SABIAM

    Curtir

  5. Carlos Prawucki

    Olha a Bíblia tendo novamente razão!

    Curtir

  6. Arnaldo, por favor não escreva besteira. Veja alguma informação sobre espécie e gêneros (não confunda as coisas, gênero aqui é o biológico) e depois faça um comentário decente. É por isso que o Brasil é a vanguarda do atraso.

    Curtir

  7. Diego Berlezi

    Então, agora que é fato científico, vamos acabar com cotas raciais?

    Curtir