Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conter o aquecimento global pode economizar 7 trilhões de dólares

Estudo divulgado por grupo de líderes globais reforça a urgência de ações para a adaptação às mudanças do clima

Por Jennifer Ann Thomas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 set 2019, 15h15 - Publicado em 11 set 2019, 14h57

Em um estudo divulgado nesta terça-feira 10, a Comissão Global de Adaptação, formada em 2018 por autoridades dos setores públicos e privados e liderada pelo oitavo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, o magnata Bill Gates, que mantém a Fundação Bill e Melinda Gates, e a CEO do Banco Mundial, Kristalina Georgieva, reforçou a necessidade de se investir em adaptações para as mudanças climáticas. Um dos destaques mostrou que o investimento de 1,8 trilhão de dólares (7,3 trilhões de reais) entre 2020 e 2030 poderá gerar 7,1 trilhões de dólares (28,8 trilhões de reais) em retornos. O relatório focou em cinco áreas prioritárias: sistemas de alerta, infraestrutura, agricultura, áreas de mangues e recursos hídricos.

De acordo com o documento, caso nenhuma medida de adaptação seja tomada em larga escala, as mudanças climáticas poderão impactar negativamente a produção da agricultura em 30% até 2050. Cerca de 500 milhões de pequenas propriedades rurais serão as principais prejudicadas.

Até 2050, o número de pessoas que enfrentarão escassez hídrica durante ao menos um mês por ano aumentará de 3,6 bilhões para mais de 5 bilhões. O aumento do nível do mar forçará milhares de habitantes de cidades costeiras a deixar seus lares, com um custo de mais de 1 trilhão de dólares por ano até 2050. Mais de 100 milhões de pessoas em países em desenvolvimento ficarão abaixo da linha da pobreza até 2030.

Segundo o estudo, sistemas de alerta salvam vidas e bens. Com 24 horas de aviso sobre uma tempestade ou onda de calor, o prejuízo poderá ser reduzido em 30%. Ao investir 800 milhões de dólares em tais sistemas em países em desenvolvimento, as nações economizariam entre 3 a 16 bilhões de dólares por ano.

Com relação ao investimento em infraestrutura, o grupo também detalhou as vantagens econômicas. Será possível reduzir áreas de enchentes em territórios urbanos e tecnologias avançadas de irrigação poderão aumentar a produtividade agrícola.

Sobre os dados apontados no relatório, Ban Ki-Moon declarou que: “Mudanças climáticas não respeitam fronteiras. É um problema internacional que só poderá ser resolvido com cooperação e colaboração global. O clima já mudou e precisamos nos adaptar com ele”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.