Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conheça o lugar (na Terra) onde nenhuma forma de vida sobrevive

Localizada na África, a região possui uma cratera vulcânica que intoxica o ambiente ao redor

“A vida encontra um jeito”, dizia o cientista Ian Malcolm no clássico Jurassic Park (1993). Na ocasião, ele se referia à habilidade incrível que seres vivos têm de se adaptar às mais diversas dificuldades (no caso, falava de dinossauros). Ao que tudo indica, contudo, pesquisadores da vida real acabam de descobrir um lugar onde a vida não encontrou qualquer jeito de existir.

Em lagos geotérmicos de Dallol, na Etiópia, nem mesmo micro-organismos conseguem sobreviver. Suas águas são quentes, salgadas e muito ácidas.

A inospitalidade é resultado da existência de uma cratera vulcânica presente na região, que libera sais e gases que se infiltram nos lagos. Durante o inverno, as temperaturas no local ultrapassam os 45°C. Além disso, o pH das piscinas naturais de Dallol chegam a ser tão ácidos que atingem números negativos.

A descoberta foi publicada na última edição do periódico científico Nature Ecology & Evolution. Os cientistas responsáveis pelo trabalho integram uma equipe de espanhóis e franceses, atuantes em múltiplas universidades.

Os especialistas conduziram diversos testes para verificar se algum micróbio conseguiria sobreviver naqueles lagos. No entanto, nenhuma forma de vida foi encontrada.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Rodson Layne Luiz Barbosa

    Bactérias sobrevivem no intestino e na cabeça de seres humanos iguais ao Lula e não sobrevivem a um ambiente desses? Por quê?

    Curtir