Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sete animais extintos que a ciência quer trazer de volta

Fundação americana divulga uma lista de critérios científicos e éticos para considerar se uma espécie extinta deve ser ‘ressuscitada’ pelos pesquisadores

Seja por causas naturais, seja em consequência de ações humanas, espécies variadas de plantas e animais foram extintas ao longo dos milênios. Com os avanços recentes na ciência, e principalmente da biotecnologia, cientistas têm a possibilidade de trazer algumas dessas espécies de volta à vida — a dúvida agora é se alguns desses animais devem passar pelo processo. Para fornecer informações que ajudem na discussão do tema, a fundação americana The Long Now, criada pelo biólogo Stewart Brand, fez uma lista de critérios científicos e éticos que deveriam ser considerados em relação à “desextinção” (neologismo que vem do inglês deextinction), e enumerou alguns dos animais desaparecidos que se encaixariam nesses pré-requisitos.

“O objetivo de cada nível de resgate genético é restaurar a espécie até sua total saúde genética”, afirma o portal da fundação. Os métodos para salvar animais ainda ameaçados da extinção ou ressuscitar uma espécie já extinta, no entanto, podem variar dependendo do material genético disponível.

Impacto no ambiente

Trazer um ser vivo de volta à vida nunca é uma decisão fácil para os cientistas porque traz impacto ambiental, seja para a vegetação, seja para o equilíbrio da cadeia alimentar.  Por isso, é necessário fazer uma série de considerações antes de iniciar um processo de resgate ou de-extinção de uma espécie.

A lista desenvolvida pela fundação americana leva em consideração critérios que vão desde a viabilidade científica para o procedimento – como a quantidade de material genético disponível, o tempo que a espécie permaneceu extinta, se existe algum parente próximo vivo – até a chance de sobrevivência na natureza e os benefícios que o resgate ou ressuscitação trariam.

No caso de espécies que desapareceram, uma técnica de edição do genoma poderia ser utilizada para trazer alguns indivíduos de volta. “O truque seria transferir os genes que definem as espécies extintas no genoma de espécies descendentes, efetivamente convertendo-as em uma versão viva das criaturas extintas”, explica o portal. Esse procedimento envolve transferência massiva de genes, assim como clonagem, cruzamento e inserção de embriões entre espécies diferentes.

Confira sete animais que estão na lista de candidatos para “desextinção”:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Será que daria para reintroduzir o político honesto? Sei que foram extintos há milhares de anos, mas… .

    Curtir

  2. Paulo Cesar Martins

    Muito dinheiro e falta do que fazer, pra que serve uma Preguiça Gigante????? Só pode ser pra ficar mais tempo sem fazer nada.

    Curtir

  3. Danpiersean Craibrosnnery

    Papo de bêbado. Só bicho grande que come pra dedéu, e um carnívoro gigante, como se não bastassem nossos problemas… Que restaurem os que os homens aniquilaram em tempos recentes…

    Curtir

  4. Bom humor inteligente e crítica audaz á espécime da natureza que habita a Terra e tanto mal causa a humanidade. São os “políticos”. Tem alguns “DNA” por aí, exceções sem dúvida, mas que poderiam “dar nova chance” para estes “ditos animais racionais”.Quanto a ciência, sem dúvida, o que for para o bem da natureza e vida sustentável, aplique-se o conhecimento com sabedoria.

    Curtir

  5. E o homem neardental, seria uma ótima idéia!

    Curtir

  6. Antonio Augusto Simoes

    Desextinguir esses animais por interesses econômicos, ou seja, para faturar, pode ser um grande erro. É muito complicado mexer na natureza porque as variáreis são praticamente infinitas.

    Curtir

  7. O segredo da vida eterna de um indivíduo é a clonagem, um bilionário em vez de ter filhos de forma natural, faria clonagem de si mesmo, isso poderá ser feito para várias gerações de si mesmo, é o princípio do fim!

    Curtir

  8. Reinaldo Favoreto Júnior

    lá vem aquelas perguntas: “pra que serve um mamute”. Perguntem “pra que serve o ser humano”, e verão que é pra destruir o planeta

    Curtir