Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Cientistas suíços calculam novo recorde de dígitos do número Pi

Com a ajuda de um supercomputador, pesquisadores alcançaram a marca de 62,8 trilhões de casas decimais da constante matemática

Por Sabrina Brito 17 ago 2021, 17h16

Nesta semana, matemáticos suíços anunciaram o cálculo de 62,8 trilhões de dígitos do número Pi, constante de infinitas casas decimais. Um supercomputador foi usado para desvendar os novos números.

De acordo com os pesquisadores, da Universidade Graubuenden de Ciências Aplicadas, o cálculo levou 108 dias e nove horas. Embora o processo tenha levado bastante tempo, ele foi 3,5 vezes mais veloz do que o cálculo que levou ao recorde anterior.

Até então, o maior número de casas decimais de Pi descobertas havia sido de 50 trilhões, reveladas em 2020. Agora, os cientistas suíços estão à espera do Guinness Book of Records para registrar o novo feito. Por ora, foram revelados apenas os últimos dez dígitos da constante já descobertos: 7817924264.

Pi é a constante que representa a proporção numérica definida pela relação entre o perímetro e o diâmetro de uma determinada circunferência.

Continua após a publicidade
Publicidade