Clique e assine a partir de 9,90/mês

Cientistas encontram possível sinal de vida em Vênus

Pesquisadores identificaram no planeta uma grande quantidade de fosfina, substância produzida por micróbios na Terra

Por Sabrina Brito - Atualizado em 14 set 2020, 12h59 - Publicado em 14 set 2020, 12h50

Pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos afirmaram, nesta segunda-feira, ter encontrado possíveis sinais de vida em Vênus. O planeta, que é o mais próximo da Terra no Sistema Solar, possui uma superfície rochosa, nublada e muitíssimo quente, acima dos 400 graus Celsius.

Embora já se tenha teorizado a possibilidade de existir vida em Vênus, o planeta não atraiu grande interesse dos cientistas nesse sentido. Por isso, diferentemente de Marte, Vênus não foi alvo de expedições e investigações exaustivas.

O indício encontrado pelos astrônomos consiste na descoberta de fosfina ou fosfano na atmosfera do planeta. A substância, que pode ser usada como inseticida, está presente na Terra, onde é produzida por micróbios (por exemplo, as bactérias que habitam o intestino humano).

No artigo acerca da descoberta, que foi publicado hoje na revista científica Nature Astronomy, os pesquisadores afirmam ainda que a quantidade de fosfina encontrada em Vênus é dez mil vezes maior do que o limite que poderia ser gerado por processos não biológicos, levando os cientistas a sugerirem uma explicação biológica — no caso, microbiológica — para o fato.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, cabe agora à comunidade científica buscar explicações inorgânicas para a produção de tanta fosfina. Se nenhum grupo de estudiosos conseguir encontrar uma justificativa coerente, o estudo pode ter acabado de responder a uma das questões mais antigas da humanidade. E a resposta: não, não estamos sozinhos.

ASSINE VEJA