Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Cientistas descobrem planeta orbitando estrela próxima do nosso Sol

As observações da equipe também sugerem a existência de mais três candidatos a exoplanetas em várias órbitas ao redor do corpo celeste

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 out 2024, 14h48 - Publicado em 1 out 2024, 10h30

Astrônomos confirmaram a descoberta de um exoplaneta, apelidado de Barnard b, orbitando a estrela de Barnard, a segunda mais próxima do nosso Sol, localizada a apenas seis anos-luz de distância — um ano-luz é o equivalente a 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre. Este exoplaneta é notável por ter pelo menos metade da massa de Vênus e completar uma órbita em pouco mais de três dias terrestres. As descobertas, feitas com o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul, foram publicadas no periódico Astronomy & Astrophysics.

+ Leia mais: Eclipse solar poderá ser visto do Brasil nesta quarta-feira, 2

O Barnard b orbita sua estrela anã vermelha a uma distância significativamente mais próxima do que Mercúrio do Sol, resultando em uma temperatura de superfície em torno de 125 °C, quente demais para suportar água líquida. Apesar de sua proximidade com a estrela, que é cerca de 2.500 graus mais fria que o nosso Sol, Barnard b fica fora da zona habitável, onde as condições podem permitir a vida como a conhecemos. Os pesquisadores também identificaram sinais potenciais indicando três candidatos a exoplanetas adicionais ao redor da estrela de Barnard, embora estes exijam mais observação para confirmação.

A descoberta foi possível por meio de instrumentos avançados como o Espresso, que mede oscilações estelares causadas por planetas em órbita. O líder da equipe, Jonay González Hernández, do Instituto de Astrofísica de Canarias, na Espanha, expressou confiança em encontrar novos planetas, apesar do longo processo de detecção. A pesquisa destaca a crescente compreensão de planetas de baixa massa em nossa vizinhança cósmica, sugerindo que muitos outros podem existir ao redor de estrelas próximas. “Mesmo que demorasse muito, sempre tivemos a certeza de que poderíamos encontrar alguma coisa”, disse o cientista por meio de comunicado.

Graphic representation of the relative distances between the nearest stars and the Sun. Barnard’s star is the second closest star system to the Sun, and the nearest single star to us.
Representação gráfica das distâncias relativas entre as estrelas mais próximas e o Sol. A estrela de Barnard é o segundo sistema estelar mais próximo do Sol, e a estrela única mais próxima de nós – (ESO/Divulgação)

À medida que os astrônomos continuam sua busca por planetas semelhantes à Terra, projetos futuros como o Extremely Large Telescope (ELT) prometem aumentar nossa capacidade de estudar esses mundos distantes e suas atmosferas de forma mais abrangente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.