Pesquisadores da Academia de Ciências Chinesa descobriram qual região do cérebro é responsável pela reação ao medo. Ela fica localizada nas amígdalas, área responsável pela tomada de decisões, geração de emoções e onde se traduz se a reação do cérebro deve ser a de enviar comandos para ficar, ou para correr. O estudo foi publicado na quinta-feira (25), na revista Science.
Ao longo da pesquisa, cientistas tentaram descobrir como acontece a ligação dos sinais dentro do cérebro de ratos, uma vez que eles estivessem com medo. Foi estimulada a região dos olhos até as amígdalas e perceberam que isso era o suficiente para causar o sentimento. A reação dos animais era de paralisação.
Leia também:
Por que uma festa não é lugar para deprimidos
O experimento também foi feito com bolas de futebol virtuais rolando em direção aos animais. Dessa forma, os chineses conseguiram observar que há sinais que mandam correr ou não. As duas experiências mostraram que o estímulo provocava respostas em diversas regiões do cérebro e que todas indicavam que a região das amígdalas é a responsável pelo medo. Acredita-se que a lógica deve ser similar para o organismo de humanos.
(Da redação)