Por que uma festa não é lugar para deprimidos

Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que, em ambientes movimentados e barulhentos, pessoas depressivas têm dificuldade em compreender frases com qualquer tipo de conteúdo emocional

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h04 - Publicado em 26 Maio 2015, 13h53

Cientistas americanos descobriram que a depressão torna as pessoas parcialmente “surdas” a conversas emotivas em ambientes movimentados. Quando estão em lugares barulhentos e agitados elas são menos hábeis em compreender o discurso de quem está ao seu lado, como se seus ouvidos não distinguissem ruídos de vozes. Os resultados da pesquisa, feita na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, foram divulgados no encontro da Sociedade Acústica Americana (ASA, na sigla em inglês), na última semana.

No estudo, os pesquisadores queriam testar a hipótese de que pessoas deprimidas compreenderiam melhor frases negativas ou tristes em ambientes com muitas distrações. “Mas descobrimos que pessoas com depressão profunda são piores em escutar todos os tipos de conteúdo emocional do discurso alheio”, explica Zilong Xie, um dos cientistas envolvidos na pesquisa.