Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ciclone extratropical causa transtornos no sul do país; entenda o fenômeno

Com frio e chuvas, ventania permanece pelo menos até a próxima sexta-feira, 14

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2023, 13h09 - Publicado em 13 jul 2023, 10h21

Um ciclone extratropical atinge a região centro-sul desde a última quarta-feira, 12. Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os estados mais afetados, onde as rajadas de vento passaram dos 90 quilômetros por hora.

A ventania também é acompanhada por frio e chuvas volumosas com raios. A menor temperatura registrada foi de 2,6ºC, em Bom Jardim da Serra, no estado de Santa Catarina. Em Canoas, no Rio Grande do Sul, o acumulado de chuva chegou aos 80 milímetros

A combinação tem feito estragos e vítimas na região. Mais de 460 mil pessoas estão sem acesso a energia elétrica e o ciclone foi responsável pela morte de uma pessoa, ainda não identificada, na cidade de Rio Grande, no extremo sul. 

Com destelhamentos, quedas de árvores e pontos de alagamentos atingindo diversos municípios, as autoridades sugerem os moradores não deixem as suas casas. No Rio Grande do Sul as aulas foram suspensas em toda a rede estadual.

Continua após a publicidade

Ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão que fazem com que o vento gire em sentido horário, arrastando a umidade para cima e favorecendo a formação de nuvens. Quanto mais baixa a pressão, maiores são as possibilidades de chuva volumosa, raios e ventania. 

O Instituto Nacional de Meteorologia alertou na última terça-feira, 11, para a ocorrência desse fenômeno, que colocou todo o Rio Grande do Sul e o litoral de Santa Catarina em alerta vermelho de perigo. As chuvas devem causar transtorno na região pelo menos até sexta-feira. Consequências também atingem Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.