Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chuva de meteoros será visível neste final de semana

As Leônidas, como é chamado o espetáculo celeste, poderão ser vistas no Brasil inteiro; o pico será a partir das 3h de sábado até o amanhecer

Por Leticia Fuentes 17 nov 2017, 15h13

A chegada do final de semana vem acompanhada de um belo espetáculo celeste: a chuva de meteoros leonídeos, também conhecida como Leônidas, que será visível em todo o Brasil na madrugada deste sábado. As regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão visualização privilegiada, podendo observar até dez meteoros por hora – mas também será possível acompanhar o fenômeno no Norte e Nordeste, ainda que em menor intensidade. Independentemente da localização, o evento deve começar às 3h e permanecer visível até o amanhecer.

O truque para não perder o espetáculo é olhar para a direção leste do céu. Por isso, o astrônomo Daniel Mello, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ressalta que é importante ter um horizonta livre de obstáculos, como prédios e construções. “Para quem mora em grandes centros urbanos, as luzes podem atrapalhar. A dica é procurar um lugar afastado, com o céu mais escuro possível, para conseguir ver bem os meteoros”, diz.

Também não é necessário usar binóculos, telescópios ou outros instrumentos. Na verdade, isso pode até atrapalhar a observação, afirma Mello. “O melhor jeito de observar é a olho nu. Os meteoros não aparecem em um lugar só do céu, então é bom ter um campo de visão amplo.”

Os leonídeos aparecem nos céus todos os anos, geralmente em novembro. A taxa de meteoros varia a cada espetáculo – em anos anteriores, foi possível observar mais de 50 meteoros por hora. Este ano, no entanto, o fenômeno deve ser um pouco mais tímido, com até 15 meteoros por hora.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.