Clique e assine a partir de 9,90/mês

A espécie animal que “ressurgiu dos mortos”

Pequeno animal africano parente do elefante havia sido catalogado pela última vez há cinco décadas

Por Sabrina Brito - 18 ago 2020, 17h46

De acordo com um artigo publicado no periódico científico Peer Jum mamífero africano foi avistado por cientistas pela primeira vez desde a década de 1970. O animal, chamado musaranho de elefante ou sengi, se alimenta de insetos e apresenta tamanho diminuto: mede cerca de 25 centímetros e pesa aproximadamente 53 gramas.

Os pesquisadores se depararam com o animal, que se divide em 20 espécies, no país africano Djibouti. Para capturá-lo, os cientistas construíram mais de mil armadilhas em 12 locais diferentes na região. A isca era uma mistura de manteiga de amendoim, aveia e leveduras.

Como resultado, os especialistas avistaram 12 espécimes de musaranho. Além disso, eles fizeram os primeiros registros de foto e vídeo de uma das espécies desses musaranhos que existe.

Segundo os participantes da aventura, é essencial que se planejem novas expedições, a fim de estudar melhor o animal e compreender não só seus hábitos e verificar quantos indivíduos ainda vivem, mas também observar quais são seus predadores naturais, por exemplo.

Continua após a publicidade
Publicidade