Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

A ciência confirma: xingar deixa você mais forte

Psicólogos comprovaram que falar palavrões melhora a performance em atividades físicas que exigem força e explosão

Por Da Redação 5 Maio 2017, 20h03

Pesquisadores da Universidade de Keele, na Grã-Bretanha, e da Long Island University Brooklyn, nos Estados Unidos confirmaram cientificamente que xingar aumenta a força durante exercícios físicos. A descoberta foi anunciada nesta sexta-feira, na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia, pelo psicólogo Richard Stephens, da Universidade de Keele. “Sabemos de nossas pesquisas anteriores que xingar torna as pessoas mais capazes de tolerar a dor. Seguindo essa linha, nós esperávamos que também tornaria as pessoas mais fortes”, disse Stephens.

Para confirmar a teoria, os pesquisadores mediram a intensidade com que 29 pessoas faziam um exercício de curta duração e alta intensidade na bicicleta ergométrica falando palavrões e o compararam com a mesma atividade feita sem xingamentos. Eles também fizeram um teste de Handgrip – aparelho que testa a força de pressão das mãos com 52 participantes com e sem xingamentos. Em ambos os experimentos, a explosão e força era maior quando os indivíduos praguejavam.

Segundo o pesquisador, uma possível razão para esta melhora no desempenho seria que xingar estimula o sistema nervoso simpático do corpo – mecanismo responsável por fazer o coração bater mais rápido quando você está em perigo. “No entanto, a frequência cardíaca não foi significantemente diferente quando as pessoas fizeram os testes xingando. Então ainda temos que descobrir o mecanismo que faz com que falar palavrões deixa as pessoas mais fortes e tolerantes à dor”, afirmou Stephens.

Aparelho de handgrip utilizado para medir a força das mãos //Divulgação