Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Uruguai realiza hoje o primeiro turno das eleições presidenciais

Candidato da esquerda apoiado pelo ex-presidente Pepe Mujica vem liderando pesquisas, mas segundo turno não está descartado

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 out 2024, 15h07 - Publicado em 27 out 2024, 14h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Este domingo, 27, é dia de Eleições também no Uruguai. Cerca de 2,7 milhões de eleitores estão habilitados para comparecer às urnas para escolher o presidente. Os dois candidatos que lideram as pesquisas são o esquerdista Yamandú Orsi, da Frente Ampla, e o candidato do Partido Nacional, Álvaro Delgado. Quem vencer as eleições irá ocupar a cadeira do atual presidente Lacalle Pou, de centro-direita.

    Professor de história, 57 anos de idade, Yamandú Orsi é um ex-prefeito que lidera as pesquisas de intenções de votos. Yamandú é apoiado pelo ex-presidente da República José Alberto ‘Pepe’ Mujica, que governou o país de 2010 a 2015 e depois foi senador de 2015 a 2018. Yamandú lidera uma série de pesquisas com índices de até 47% das intenções de votos.

    Veterinário, deputado, ex-secretário da presidência da República neste mandado de Lacalle Pou, o candidato do Partido Nacional, Álvaro Delgado, apareceu eu nas pequisas com até 25% das intenções de votos. Em terceiro lugar está o advogado Andrés Ojeda, do Partido Colorado, que atingiu 15% das intenções de voto.

    Eleitores irão votar também para deputados e senadores

    Caso um dos candidatos à presidência da república não tenha maioria absoluta de 50% dos votos neste primeiro turno, o Uruguai vai realizar um segundo turno das eleições presidenciais no dia 24 de novembro.

    Neste primeiro turno, os eleitores irão votar para presidente, senador e deputado. Nestas eleições de hoje estão sendo escolhidos também 30 senadores e 99 deputados federais.

    Continua após a publicidade

    O Uruguai tem 3,4 milhões de habitantes. O presidente Lacalle Pou tem um índice de aprovação de 50%. Ele preside o país desde 2020. A Constituição do Uruguai não permite que ele tente concorre a um segundo mandato consecutivo.

    A Frente Ampla uruguaia encampou leis progressistas nos últimos anos, como a legalizado do uso da maconha para fins recreativos e a legalização do casamento de pessoas do mesmo sexo.

    No Uruguai não existe esta polarização acirrada como no Brasil. Os eleitores estão mais preocupados com questões ligadas à pobreza e à segurança pública. O Uruguai é um dos países com menores níveis de homicídios da América Latina.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.