Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Temporal alaga marginais e provoca caos no trânsito de São Paulo

Governo recomendou que população evite áreas de risco; linhas da CPTM foram afetadas e rodízio de veículos está suspenso

Por Da Redação Atualizado em 10 fev 2020, 10h48 - Publicado em 10 fev 2020, 05h11

Um forte temporal atingiu a cidade de São Paulo na madrugada desta segunda-feira, 10, e deixou todas as regiões em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE-SP). Na manhã de segunda, as chuvas ainda afetavam o funcionamento do transporte público na capital paulista e travavam algumas das principais vias da capital, provocando caos no trânsito da cidade.

O governador João Doria, que está em Dubai, pediu que a população evite todo deslocamento que não seja “absolutamente necessário”. “Importante todos ficarem atentos às recomendações de segurança para que se protejam e evitem áreas de risco.”

O rodízio de veículos foi suspenso. No início da manhã, de acordo com o CGE, a cidade tinha 76 pontos de alagamentos, sendo oito transitáveis e 68 intransitáveis. Às 9h, o número baixou para 56 pontos de alagamentos, sendo 51 intransitáveis e cinco transitáveis. A Marginal Tietê, na região da Ponte da Casa Verde, foi totalmente interditada por volta das 5h30 após o rio transbordar. Na mesma via, também houve transbordamento do rio na altura da Ponte do Piqueri.

Já na Marginal Pinheiros, houve transbordamentos junto às pontes Cidade Universitária e Jaguaré, que deixaram os trechos intransitáveis. A região do Cebolão, que liga as duas marginais com a Rodovia Castello Branco, também foi totalmente paralisada por volta das 5h30.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu o rodízio municipal para carros e caminhões com placas 1 e 2 durante todo o dia devido às fortes chuvas.

Continua após a publicidade

O metrô opera normalmente, mas a linha 9 – Esmeralda da CPTM parou e a linha 8 – Diamante da CPTM não funcionava até às 9h10. Ônibus do sistema Paese foram acionados para atender aos usuários, mas encontram dificuldades para chegar às estações devido ao trânsito.

Os primeiros alertas para alagamentos em todas as zonas da capital, além das Marginais Pinheiros e Tietê, foram emitidos por volta das 1h. Entre meia-noite e 6h45, o Corpo de Bombeiros foi acionado para 24 casos de desabamentos, 245 para enchentes e 27 para quedas de árvores. Até o momento não há vítimas.

O CGE informou que os seguintes córregos transbordaram durante a madrugada: Pirajuçara, no Butantã; Ipiranga; Zavuvus, em Cidade Ademar; Morro, no Campo Limpo; Perus, na Zona Norte; e Lajeado, no Itaim Paulista.

Continua após a publicidade

Previsão do tempo

A prefeitura informa também que a previsão para esta segunda é de mais chuva. Na parte da tarde, há riscos de temporais e potencial de alagamentos e deslizamentos. A mínima é de 18º e a máxima é de 24º. O volume de chuva previsto é de 60mm. Em 10 dias de fevereiro, já choveu o correspondente a 70% do esperado para o mês inteiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.