Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Tarifas de ônibus e metrô subirão para R$ 3,20 em SP

Reajuste no preço do transporte público na capital paulista e região metropolitana passa a valer a partir do dia 2 de junho

Por Da Redação 22 Maio 2013, 19h19

As tarifas dos ônibus paulistanos, do metrô e de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passarão a custar 3,20 reais a partir do dia 2 de junho. O aumento do custo do bilhete, que desde janeiro de 2011 vale 3 reais, foi confirmado nesta quarta-feira pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e também pela prefeitura de São Paulo.

A prefeitura disse, em nota oficial, que enviou à Câmara Municipal a proposta de reajuste de 6,67% no valor da tarifa dos ônibus. O índice ficou abaixo da inflação acumulada desde o último aumento, de cerca de 15%, e manteve o preço abaixo dos 3,40 reais. O prefeito Fernando Haddad (PT) havia prometido que o preço da passagem não chegaria a 3,40 reais.

A prefeitura disse também que o subsídio pago às cooperativas e empresas do sistema de ônibus ficará em torno de 1,25 bilhão de reais ao longo do ano.

Segundo a secretaria de Transportes Metropolitanos, os detalhes sobre as integrações com outros transportes, assim como as passagens de ônibus intermunicipais, serão anunciados apenas nesta quinta-feira – um dia antes da data limite para que o governo envie a proposta à Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Geralmente, o reajuste no valor das tarifas do transporte público coletivo ocorre em janeiro. Neste ano, porém, foi adiado pela prefeitura e pelo governo do estado para o final do primeiro semestre, como forma de conter a alta da inflação, a pedido do governo federal.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade