Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Supremo define hoje novo relator da Lava Jato

A expectativa é de que a presidente do STF, Cármen Lúcia, determine o sorteio eletrônico da relatoria entre os integrantes da Segunda Turma

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir nesta quarta-feira, na primeira sessão do ano, o novo relator dos processos da Operação Lava Jato. A expectativa é de que a presidente do STF, Cármen Lúcia, determine o sorteio eletrônico da relatoria entre os integrantes da Segunda Turma, colegiado que era integrado por Teori Zavascki, antigo relator, que morreu em um acidente de avião no mês passado.

Antes do sorteio, deve ser confirmada a transferência do ministro Edson Fachin, da Primeira Turma para a Segunda Turma. Informalmente, colegas defendem que o ministro peça transferência por ter perfil reservado, parecido com o do ministro Teori. Os onze ministros do Supremo dividem-se em duas turmas de cinco magistrados cada — o presidente da Casa, tradicionalmente, não participa das turmas. Teori era da Segunda Turma, assim como os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Na última segunda-feira, Cármen Lúcia homologou as delações de 77 executivos e ex-funcionários da empresa Odebrecht, nas quais eles detalham o esquema de corrupção na Petrobras investigado na Operação Lava Jato. E nesta terça, Fachin pediu sua transferência da Segunda para a Primeira Turma.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já começou a trabalhar nos pedidos de investigação contra os políticos e empresários citados nos depoimentos de colaboração com a Justiça. Não há prazo para que eventuais pedidos de investigação ou arquivamento cheguem à Corte.

Homenagens a Teori — O Supremo também vai prestar hoje uma homenagem ao ministro Teori Zavascki. A homenagem será feita por Celso de Mello, decano na Corte, que deverá fazer um discurso lembrando a trajetória do colega. A sessão solene está prevista para começar às 14h e será aberta apenas para integrantes do Judiciário, amigos e familiares de Teori.

(Com agência Brasil)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Aloisio Barros

    Fachin se coloca à disposição? Já vi tudo! Tem “pedido” de alguém por trás…

    Curtir

  2. Geroldo Zanon

    Nem o FACHIM nem o TOFFOLI

    Curtir

  3. Bom dia.
    Já que o futuro do país se define em sorteio, tudo nesta república é um jogo, então vai lá: Me parece uma situação de país sem alternativa viável de jogo, está esnucado, não sei se no bilhar é esta a palavra que define: vc está na pior.

    Curtir

  4. Rafael Teixeira

    O Fachin tem tomado decisões em favor do nosso país. Via ele com desconfiança, na minha opinião pior vai ficar se cair nas mãos de Dias Toffoli ou Gilmar Mendes. Nessa caso, pode dar adeus a lavajato.

    Curtir

  5. Paulo Henrique

    E o sorteio é “eletrônico”, manjou ? (Smartec, na certa)…

    Curtir

  6. alfredo carlos gomes

    porque não fica ela mesmo já que homologou, que faça o resto.

    Curtir

  7. Gilberto Goes Junior

    Toffoli , Lewandoski e Gilmar Mendes querem Salvar seus Patrões LULA e TEMER da Lava Jato

    Curtir

  8. Quem quer apostar que o Toffoli ou o Lewandowski vão ganhar e a Lava Jato vai virar Pizza. Tem que ser muito burro para não ver que tudo esta armado. Temer vai sair bem nessa. Por isso que ele não apontou um juiz. Ja esta tudo acertado.

    Curtir

  9. Temer poderia dar uma decisão solida para a Lava Jato mas como ele deve estar nas delações ele planejou com a Carmem Lucia de por um juiz que vai acabar ou atrasar por muitos anos as decisões. Tudo combinado.

    Curtir

  10. jose augusto conde folly

    SE TENTAR BARRAR A LAVA JATO, VAMOS PRA RUA , TIRAR ESSES CANALHAS , SÓ ASSIM MUDAMOS ESSE PAIS.

    Curtir