Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

STF derruba o afastamento do governador de Alagoas

Paulo Dantas é investigado por suspeitas de organização criminosa e lavagem de dinheiro em suposto esquema de desvios na Assembleia Legislativa

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 out 2022, 19h49 - Publicado em 24 out 2022, 19h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Paulo Dantas (MDB), o governador-tampão de Alagoas, afastado nesta terça por decisão de Assembleia Legislativa de Alagoas Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/apoiado-por-lula-governador-de-alagoas-e-afastado-do-cargo-pelo-stj/
    O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) - (Reprodução/Instagram)

    O ministro Gilmar Mendes, do STF, concedeu liminar nesta segunda autorizando o governador afastado de Alagoas, Paulo Dantas, a retomar o cargo. O ministro Luís Roberto Barroso também adotou posição semelhante em outra decisão.

    Paulo Dantas tinha sido afastado do cargo no dia 11 de outubro por decisão da ministra Laurita Vaz, do STJ, confirmada depois pela maioria da Corte Especial.

    Mendes entendeu que o Código Eleitoral, interpretado conforme a Constituição, proíbe medidas cautelares contra candidatos a cargos majoritários (como governadores) desde os 15 dias antes do primeiro turno até as 48 horas depois do segundo turno.

    Já Barroso considerou que há dúvida razoável sobre a competência para o afastamento pelo STJ, responsável por analisar casos sobre governadores, uma vez que as suspeitas se referem ao período em que Paulo Dantas era deputado estadual.

    Continua após a publicidade

    Como o afastamento foi determinado entre o primeiro e o segundo turno das eleições – e Paulo Dantas concorre à reeleição -, os ministros destacaram que o Judiciário deve evitar decisões que interfiram na disputa eleitoral.

    Os ministros decidiram em três processos: ADPF 1.017, apresentada pelo PSB e de relatoria do ministro Gilmar Mendes; e Reclamação 56.518 e HC 221.528, ambos apresentados pelo governador e de relatoria do ministro Barroso.

    Paulo Dantas é investigado por suspeitas de organização criminosa e lavagem de dinheiro em suposto esquema de desvios na Assembleia Legislativa de Alagoas. Conforme os autos, o esquema teria começado em 2019, quando o governador era deputado estadual. A investigação aponta que salários recebidos por servidores fantasmas estariam sendo desviados por meio de saques em favor de algumas pessoas, entre elas Paulo Dantas.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.