Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Sonho’ de secretário é a esperança de investigado para virar deputado

Morte de deputado obriga secretário se licenciar para assumir cadeira na Alerj; Volta ao cargo pode levar suspeito de lavagem de dinheiro à Assembleia

Por Ludmilla de Lima Atualizado em 3 jun 2024, 21h18 - Publicado em 3 jun 2024, 20h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • dsdsds
    Nome polêmico: TH Joias, ao lado de Cláudio Castro, assumirá vaga na Assembleia Legislativa do Rio  (Reprodução/Reprodução)

    O “sonho” de Rafael Picciani, secretário estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, pode levar um suspeito de lavar dinheiro do tráfico de drogas à Assembleia Legislativa do estado. Isso porque Picciani vai assumir na terça-feira 4 o cargo na Alerj que pertencia a Otoni de Paula Pai (MDB), falecido no dia 27 de abril.

    Publicidade

    O secretário não esconde, contudo, que pretende voltar ao comando da pasta ainda este mês, para aproveitar o momento olímpico. A movimentação tem causado mal-estar nos bastidores da Casa, já quem em seu lugar na Assembleia seria nomeado um personagem polêmico: Tiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, suplente do MDB que chegou a ser preso, em 2017, sob a acusação de lavar dinheiro de facções do tráfico de drogas do Rio por meio de suas empresas.

    Publicidade

    Ele foi solto em 2018, passando a responder o processo em liberdade. Em 2022, disputou as eleições como candidato a deputado estadual, recebendo mais de 15 mil votos. Tiego recorria, na época, de uma decisão da Justiça do Rio. 

    Picciani diz que conversou nesta segunda-feira como governador Cláudio Castro, que teria deixado as portas abertas para o seu retorno ao governo. “Eu vou assumir por necessidade, é o que a lei manda. Hoje já passei na Alerj, e amanhã (terça) sai minha exoneração”, contou ele, ponderando. “Em função dos jogos olímpicos, eu quero retornar. No meu mundo dos sonhos, volto ainda no mês de junho.” 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O político do MDB afirma que não viajará a Paris para acompanhar os Jogos, mas que gostaria de divulgar, durante a Olimpíada, iniciativas do estado no campo do esporte, além de dar continuidade a projetos estratégicos da pasta. Nesta terça, ele deve se encontrar com o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil).  

    Sobre TH Joias, Picciani contemporiza: “O rapaz teve votos e que foi colocado como suplente pela população. Só o tempo dirá se ele reúne condições para ocupar a vaga”. Os dois se encontraram na semana passada durante o velório de Otoni de Paula Pai, mas o secretário de Esporte e Lazer nega qualquer relação próxima. No seu lugar na secretaria, ficará o subsecretário Rodrigo Scorzelli, pessoa de confiança do político do MDB

    Publicidade

    Tiego se divulga no Instagram como CEO da TH Joias e Relógios, suplente de deputado estadual e secretário executivo do MDB-RJ, além de “apoiador de projetos sociais e incentivador do esporte”. Ele é conhecido no universo de jogadores de futebol e de funkeiros, já tendo vendido joias para nomes como Adriano Imperador, Neymar e Ludmilla. Na sua rede social, costuma postar foto ao lado de autoridades, incluindo Cláudio Castro e Bacellar. Ele nega que atue com lavagem de dinheiro do tráfico por meio de empresas do ramo de joias.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.