Sobe para sete o total de mortos no Sul após a passagem de tornados
Homem de 21 anos é a primeira vítima confirmada no Rio Grande do Sul; outros seis óbitos ocorreram no Paraná
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou hoje, 10, a morte de um homem em razão dos ciclones que atingiram a região no último final de semana. O anúncio eleva para sete o total de óbitos provocados pelas passagens de, pelo menos, três tornados pela região Sul na sexta-feira passada, 7.
A vítima é um homem de 21 anos que foi encontrado sem vida às margens do rio Capivaras, em São José dos Ausentes, no Norte gaúcho. Segundo as autoridades, ele estava desaparecido desde o último sábado, 8, após deixar o município de Jaquirana na noite anterior com destino a Criciúma (SC), e seu carro foi localizado dentro do rio sob a ponte que liga os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As outras seis mortes ocorreram no Paraná, estado mais afetado pelos tornados, sendo cinco óbitos em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava.
O primeiro e mais severo tornado atravessou o Centro-Sul paranaense por volta das 18h de sexta-feira, provocando ventos entre 300 e 330 quilômetros por hora. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o ciclone foi classificado como nível três de intensidade na escala Fujita, que vai de zero a cinco. Nas horas seguintes, outros dois tornados, de nível 2, atingiram a região, afetando também a porção Norte do Rio Grande do Sul — segundo o Simepar, a análise de dados meteorológicos pode confirmar outros fenômenos climáticos da mesma natureza.
Com cerca de 14.000 habitantes, o município paranaense de Rio Bonito do Iguaçu, localizado a 380 quilômetros de distância de Curitiba, foi quase totalmente devastado pelas tempestades — a passagem do tornado destruiu 90% do território urbano e deixou mais de mil pessoas desalojadas. Mais cedo, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), anunciou a liberação de 50 milhões de reais em auxílio às famílias afetadas e uma força-tarefa para reconstrução das áreas devastadas.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Lula ganha um novo presente da direita, mas o futuro indica um desafio quase impossível
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba







