Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Show de rock prejudicou candidatos em SP no primeiro dia do Enem

O evento ocorria no Espaço das Américas, próximo a um dos locais onde a prova foi aplicada; estudante criou petição para anular o exame

Por Bianca Lemos
Atualizado em 4 jun 2024, 20h12 - Publicado em 6 nov 2017, 14h22

Quem fez a prova do Enem no último domingo (5), na Universidade Nove de Julho (Uninove) campus Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, teve que lidar com as músicas altas de uma banda de rock que se apresentava no Espaço das Américas, local onde são realizadas formaturas e grandes eventos. Como a casa de show fica muito próxima à faculdade, a concentração dos candidatos foi prejudicada.

As janelas da sala onde Bruany Bianchi, de 25 anos, fez a prova, ficam em frente ao espaço onde ocorria a apresentação. Segundo Bruany, tudo ocorreu ao ar livre, o que deixou o barulho mais intenso e complicou a situação dos candidatos. Essa é a segunda vez que a estudante realiza o exame.

Bruany tenta uma vaga para o curso de medicina, um dos mais concorridos no país, e, por isso, precisa atingir uma boa pontuação na prova. O som alto, segundo ela, começou ainda antes do início da prova, com a passagem de som, mas não despertou suspeitas de que ocorreria um show e sim uma espécie de ‘recepção’ aos estudantes.

“Quando você vai prestar vestibular, geralmente os veteranos tocam algumas músicas e depois param, mas não foi o que aconteceu. Acho que os alunos não se manifestaram nesse primeiro momento porque dava a impressão de que era isso, a música ia e voltava, mas quando começou a prova, o som ficou muito alto”, conta.

Ao terminar a prova, Bruany filmou a situação com autorização de uma das fiscais, e publicou em sua página em uma rede social para comprovar o ocorrido. Veja o vídeo abaixo.

Continua após a publicidade

Show marcado

Outro evento ocorrerá no próximo domingo (12), dia em que os estudantes realizarão a segunda parte da prova. Para evitar que o barulho volte a incomodar os estudantes, Bruany organizou uma petição pública solicitando o cancelamento da prova para aqueles que realizaram o exame no campus Barra Funda e a proibição de um novo evento na mesma data do segundo dia do exame. Até o momento, 3.906 pessoas assinaram o documento.

O barulho incomodou a maioria dos alunos que fizeram o exame na Uninove campus Barra Funda. Alguns choravam e se desesperaram com a situação, outros, como Bruany, não conseguiram ler todas as questões por causa da dificuldade de concentração e tiveram que marcar alternativas aleatórias.

Continua após a publicidade

A estudante conversou com a coordenadora da faculdade, que informou que todos os anos ocorre a mesma coisa. “Onde está a fiscalização do Inep se todo ano acontece isso?”, indagou Bruany. Os fiscais da sala onde a jovem realizou a prova também estavam, segundo ela, “incrédulos com a situação”. A coordenadora da faculdade tentou reverter a situação conversando com os organizadores do evento, mas sem sucesso. Assim,  entrou em contato com a polícia, que foi ao local e não pôde fazer nada, já que havia alvará da prefeitura.

Agora, os candidatos tentam barrar o próximo evento. Procurada, a  assessoria do Espaço das Américas ainda não respondeu às solicitações da reportagem e não se posicionou sobre o assunto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.