Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

RS faz operação especial para resgate de animais e reencontro com tutores

Equipes salvaram mais de 10 mil animais de estimação e silvestres desde a semana passada; microchipagem vai auxiliar no reconhecimento de pets perdidos

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 Maio 2024, 15h12

A força-tarefa que se dedica às buscas por animais de estimação e silvestres atingidos pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul conseguiu fazer o resgate de 10.348 animais deste a semana passada até este sábado, 11. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), ações estão sendo implementadas para agilizar o reencontro dos pets e seus tutores e está prevista a publicação de uma lista com os abrigos que estão recebendo os animais que sobreviveram.

A gestão estadual informou que está dando suporte ao trabalho da ONG Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), que destacou uma equipe apenas para salvar animais. O grupo resgatou mais de 500 bichos entre cães, gatos, aves e guaxinins. O saldo ultrapassa 10 mil quando são somados os animais encontrados por membros das forças de segurança.

A ação tem sido orientada pelos próprios tutores, que indicam os animais perdidos aos agentes, que, a bordo de botes, iniciam as buscas. “Após o resgate, os animais são transportados em segurança para o QG de salvamentos, onde passam por uma triagem veterinária. Os que estão em bom estado de saúde e sem tutor identificado são direcionados para abrigos públicos ou para espaços do Grad”, disse, em nota, a secretaria.

Caso os animais estejam feridos ou com hipotermia, são levados para clínicas veterinárias. A recomendação para pessoas que perderam seus bichos de estimação é entrar em contato com a Defesa Civil municipal e se dirigir aos abrigos para fazer a identificação. A meta da pasta é publicar uma lista com abrigos que estão recebendo os pets resgatados.

Continua após a publicidade

“Pretendemos integrar o quanto antes o trabalho que envolve a Sema com os salvamentos das forças de segurança. Criando esse canal de comunicação entre as frentes, o processo de triagem e identificação dos animais será mais eficaz, acelerando o retorno dos animais aos seus tutores”, informou, também em nota, Amanda Munari, assessora especial de políticas públicas para animais da Sema.

Ainda de acordo com a secretaria, a Força-Tarefa de Resgate Técnico de Animais de Mato Grosso do Sul chegará nos próximos dias para reforçar as equipes de resgate e fazer a entrega de doações de ração, cobertores e kits de primeiros-socorros.

Continua após a publicidade

Hospital de campanha e microchipagem

Neste sábado, 11, a Prefeitura de São Paulo enviou a estrutura para a montagem de um hospital veterinário de campanha a ser instalado no município de Canoas, onde cerca de 2 mil animais estão em um abrigo, e uma equipe com sete médicos veterinários, dois profissionais de apoio administrativo e sete motoristas. Além de cirurgias e exames, a unidade tem capacidade para fazer a microchipagem dos animais, uma medida importante para ajudar donos a encontrá-los. Os bichos de estimação serão vacinados e vermifugados.

Uma plataforma com as informações sobre os animais que vão receber o chip está sendo montada e terá informações como características do cachorro ou gato, local onde foi encontrado e foto. O site vai começar a funcionar quando o grupo de veterinários chegar ao estado.

“A ideia é criar um banco com dados desses animais e tentarmos atualizar em tempo real com foto, número do microchip, localização, situação clínica e outras informações adicionais como cor do pelo, manchas e características que possam auxiliar o tutor a reencontrar o seu pet”, afirma Analy Xavier, coordenadora da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) de São Paulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.